Como preparar seus filhos para a volta às aulas

O fim das férias escolares se aproxima, e a cada dia que passa, maior é a tensão das crianças e adolescentes. Mesmo com todo o auxílio necessário na escola, boas relações e aprendizados, é difícil deixar de lado o conforto e o carinho do lar e se aventurar em mais um ano de desafios durante o período letivo. Apesar de ser um momento delicado na rotina dos filhos, é possível adotar algumas atitudes paternais que facilitem essa reinserção na escola.

Fique atento à rotina do sono

Quando os filhos ainda são crianças, é mais fácil controlar o horário de dormir e acordar, mas mantenha-se atento para que seu filho cumpra o horário de sono recomendado de acordo com a idade. O sono é uma das bases essenciais para o bom funcionamento cognitivo e até mesmo emocional. Sem as horas necessárias dormindo, além de não ter a disposição e o humor necessários para a volta às aulas, dificilmente seu filho irá absorver os conteúdos.

Mesmo que as férias sejam um momento de descontração, é fundamental manter a rotina de descanso em dia. Para quem tem filhos pré-adolescentes ou adolescentes, essa missão pode ser um pouco mais difícil devido aos hábitos que criaram, mas não é impossível. Até pela idade mais avançada, o diálogo pode ser um ótimo método de fazê-los cumprir horários de sono.

As últimas semanas de férias podem ser a oportunidade certa para realinhar o sono dos seus pequenos.

Foco na alimentação

Não há como querer privar os filhos de comer besteiras e sair da rotina alimentar durante as férias. É importante deixá-los aproveitar esse momento, mas nunca se esquecendo de ter equilíbrio. A alimentação balanceada pode ajudar seus pequenos não só a continuar saudáveis, mas também a ter mais energia para curtir as férias.

Principalmente nas semanas que antecedem o início das aulas é interessante manter uma alimentação balanceada, de modo que o organismo possa absorver nutrientes necessários para o bom funcionamento cognitivo. Além disso, é essencial criar hábitos alimentares saudáveis durante o período letivo, para que a alimentação possa ser suporte para o desenvolvimento dos seus filhos.

Tenha atitudes positivas

A atitude dos filhos é um reflexo quase direto do comportamento parental. Atitudes positivas em relação ao recomeço das aulas podem ser um grande incentivo para aceitar esse momento. Tente mostrar os benefícios de frequentar a escola e o que essa relação irá agregar ao seu crescimento. Pode ser válido conversar sobre suas experiências passadas nesse período e como elas proporcionaram coisas boas na sua vida atualmente.

Enxergar o lado positivo das situações é complicado, ainda mais quando não se tem maturidade para entender os prós. É essencial que, como pais, haja essa relação de incentivo e positividade no desenvolvimento dos pequenos no ambiente escolar.

O papel dos pais na rotina escolar

Alguns dos maiores influenciadores no desempenho escolar são o desânimo e a falta de incentivo. Mesmo que durante o período letivo seja mais difícil conciliar horários e dar a atenção desejada aos filhos, é essencial que os pais mantenham o acompanhamento escolar. A partir do momento que crianças e adolescentes sentem não só a importância da escola, mas também a relação valorizada dos pais com a instituição, as chances de um bom desenvolvimento no ambiente escolar são maiores.  

A volta às aulas não precisa ser dolorida. É possível encontrar maneiras de ajudar as crianças e adolescentes a se adaptarem à rotina escolar novamente, de modo que entendam a importância e possam curtir esse momento exatamente como ele deve ser curtido: com muito aprendizado e crescimento.

Veja outros posts que podem te interessar:

5 matérias em que seus filhos vão sentir mais dificuldade na escola

Os melhores cursos extracurriculares para crianças

Como o apoio escolar pode ser a solução para a dificuldade nos estudos do seu filho?

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!