5 filmes sobre gênios da matemática para você se inspirar

Que tal se inspirar em grandes nomes da matemática para enriquecer e motivar ainda mais os seus estudos da disciplina? Nesse post, você confere uma seleção especial de filmes sobre o tema, muitos deles com histórias reais! Mas não se esqueça: alguns títulos são indicados para adolescentes, portanto, verifique a classificação indicativa e pergunte aos seus familiares se eles gostariam de assistir o filme com você, OK? Confira! :)

Jogo da imitação (2014)

O filme Jogo da imitação traz uma história real e baseada na vida de Allan Turing, figura considerada um dos maiores gênios da matemática e o pai da computação. Em 1936, a recém-criada MI6, agência de inteligência britânica, organiza um grupo de matemáticos para compreender os códigos que o exército nazista enviava às tropas na frente de batalha, e o código chamado de “Enigma” era consideradol inquebrável. Turing, no comando da equipe, dá início à construção de uma máquina semelhante a um enorme computador, capaz de desvendar as mensagens. 

Estrelas além do tempo (2017)

Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética começaram a disputar a conquista de grandes marcas e feitos envolvendo a ciência e a corrida espacial. Nesse contexto, Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson são três funcionárias negras que, ao trabalharem na NASA, precisam dialogar com os preconceitos da sociedade norte-americana e também provar o seu valor enquanto exímias matemáticas. No filme, baseado em histórias reais, compreendemos como cada uma dessas importantes figuras femininas tornou-se uma peça fundamental para que um dos maiores acontecimentos tecnológicos da época se realizasse. 

Gênio indomável (1998)

Nesse filme, conhecemos a história fictícia de Will, um jovem que, aos 20 anos, trabalha como faxineiro em uma grande universidade norte-americana depois de um passado rebelde, no qual reúne passagens pela polícia e encaminhamento para diversos terapeutas. Entretanto, o talento do garoto é descoberto por um dos professores da instituição quando Will resolve um difícil teorema matemático deixado em uma lousa. Incentivado a desenvolver o seu dom com os números e as operações matemáticas, o garoto não só  descobre novas possibilidades para o futuro, como também começa a questionar a vida e outras questões morais interessantes. 

O homem que viu o infinito (2016)

Também baseado em uma história real, o filme traz a trajetória de Srinivasa Ramanujan, matemático indiano responsável por trabalhos envolvendo a teoria dos números e séries infinitas. Além da sua trajetória como matemático, também conhecemos os dilemas pessoais de Srinivasa, como a sua origem humilde e o seu crescente conflito entre a razão, representada pela matemática, e as suas crenças relacionadas à religião. 

O homem que mudou o jogo (2012)

Baseado em livro de mesmo nome e em uma história verídica dentro dos campos de beisebol, o filme O homem que mudou o jogo conta a história de Billy Beane, gerente-geral do pequeno time Oakland Athletics. Durante a temporada de 2002, Beane buscava deixar a equipe mais competitiva, e para tal recorreu a uma análise estatística criada por um economista da Universidade de Yale. Aos poucos, acompanhamos o personagem e sua equipe descobrindo de que maneira os números poderiam ajudá-los em campo e levá-los em direção ao sucesso durante o campeonato - e fora dele também. 

E aí, já sabe qual filme gostaria de assistir primeiro? Há muitos títulos interessantes, com personagens inspiradores e ótimas histórias para curtir na companhia da família e amigos!

Aproveite a visita ao nosso blog e leia também: 

5 filmes sobre tecnologia para te deixar animado com o futuro

6 truques de matemática que vão te ajudar a fazer contas mais rápido

Clássicos da literatura infantojuvenil para ler este ano

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!



banner passa tempo