Como a música pode ajudar no desenvolvimento das crianças

A música faz parte da vida das pessoas e as acompanha por muitos momentos, sejam eles felizes, sejam períodos difíceis. Para muito além do entretenimento, as canções podem ajudar no desenvolvimento das crianças, como nós mostramos nos itens a seguir. 

Linguagem verbal 

A música pode ajudar muito no desenvolvimento dos mecanismos de linguagem da criança, principalmente por meio de letras que contribuem para o aprendizado da língua portuguesa, expandindo o vocabulário e mostrando a contextualização das palavras nas frases, criando sentidos. Além disso, pode ajudar a criança a melhorar a dicção e a eloquência, por exemplo. 

Linguagem não-verbal

As canções não são feitas apenas de frases rimadas, visto que temos grandes clássicos da história interpretados apenas por instrumentos. Há uma série de gêneros musicais que dependem bastante da performance visual do artista, envolvendo movimentos de dança e atuação do artista. Nesse sentido, a música funciona muito bem para ensinar as crianças a se comunicar sem o uso de palavras. 

Inglês

Ainda no que se refere à linguagem, dá para promover o aprendizado de idiomas com a ajuda da música. Para tal, invista nas canções em inglês e treine a pronúncia das crianças, visando mostrá-las o funcionamento das palavras na língua inglesa. 

Criatividade 

Como expressão artística, a música naturalmente trabalha muito com a criatividade. O ensino teórico aliado ao treinamento da improvisação ajuda as crianças a aprender como utilizar os estudos para se expressar por meio da poesia e da harmonia das canções. 

Socialização 

A música, quando associada a outras artes, como o teatro e a dança, ajuda a promover a integração social das crianças. O contato com o grupo e a realização de projetos, como shows artísticos, auxiliam os pequenos a aprender a trabalhar em grupo. 

Potencial educacional 

É possível utilizar a música dentro da sala de aula para estudar história, entender a expressividade de um povo ou mesmo criar paródias para explicar os temas da prova, por exemplo. Como as crianças tendem a gostar da atividade musical, essas táticas ajudam na fixação do conteúdo, na memória e no interesse dos pequenos pelos assuntos trabalhados. 

 Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

 A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!