Como ensinar as crianças a ter um consumo consciente

O cuidado com o nosso planeta é fundamental para garantir um futuro saudável e sustentável para nós e também para as próximas gerações! Há muitas maneiras de fazer a nossa parte, incorporando atitudes simples em nossas rotinas que podem mudar o mundo - um passo de cada vez. Veja abaixo algumas dicas para ensinar aos seus filhos a importância do consumo consciente, e ajudá-los a cultivar bons hábitos em relação ao meio ambiente desde cedo. :)

Uso da água sem desperdício

O uso racional da água é um dever de todos nós, certo? Dessa maneira, ensinar o seu filho a consumir água potável de maneira consciente é muito importante para incentivar o consumo responsável desse líquido. Para isso, é necessário incentivar mudanças voluntárias de atitude dentro de casa e também dar bons exemplos às crianças todos os dias.

É importante explicar para seu filho que a água é um recurso essencial para o planeta, e que a vida e o bem-estar dos seres humanos, animais, plantas e todos os seres vivos, dependem diretamente desse líquido! Nesse sentido, é interessante procurar por vídeos on-line, filmes, documentários e canções que ajudem as crianças e os jovens a entender tais argumentos de maneira lúdica e divertida. 

Para ensinar seu filho a evitar o desperdício de água, é pertinente frisar que cada um de nós pode fazer a sua parte com atitudes simples no dia a dia! Bons exemplos são o hábito de escovar os dentes com a torneira fechada ou banhos mais rápidos, com até 5 minutos de duração. É significativo contar ao seu filho que é possível reutilizar a água em atividades diárias, como manter o quintal ou a varanda de casa limpos reaproveitando a água utilizada para lavar as roupas. 

Outra sugestão é incentivar que o jovem também realize “investigações” sobre possíveis consumos errados da água. É bacana estimular que eles comuniquem os adultos quando encontrarem torneiras pingando ou canos com vazamentos. Também é muito legal que eles aprendam a instruir os adultos de maneira educada ao se depararem com situações em que alguém não está consumindo água de maneira consciente. 

Reciclar faz a diferença

Atualmente, o lixo e o descarte não apropriado dos materiais e alimentos que nós consumimos é considerado um problema muito sério. Anualmente, mais de 76 milhões de toneladas de lixo são produzidos no Brasil, e desse total, apenas 3% é reutilizado por meio do processo de reciclagem. Um dado preocupante, não é mesmo? 

Por isso, é indispensável explicar ao seu filho como o hábito de reciclar lixo pode ter um impacto positivo para todos nós e reduzir a quantidade de lixo que chega aos aterros do país. Além de reaproveitar materiais e dar a eles um novo propósito, reciclar também ajuda a reduzir os níveis de energia e a quantidade de água utilizados para produzir novos objetos e embalagens. 

Uma maneira muito interessante de estimular o seu filho a reciclar é explicar para ele como esse processo acontece e quais são os benefícios desse hábito. Procure por reportagens e notícias sobre o tema, peça que ele faça uma pesquisa sobre os números de materiais que são descartados de maneira errada em seu estado ou no país, e também quantos desses produtos não são reciclados. 

Além de discutir sobre o assunto, procure também vídeos educativos sobre o tema ou documentários que mostram essa realidade. Juntos vocês podem aproveitar todos os novos conhecimentos e criar um mural para a casa, no qual estarão listados os produtos e tipos de materiais que podem ser reciclados. E lembre-se: é fundamental explicar que os materiais recicláveis devem ser limpos adequadamente, separados entre papel, plástico, metal e vidro, e levados até os pontos de coleta da sua cidade. 

A Ensina Mais Turma da Mônica ajuda você a fazer a sua parte por um consumo mais consciente!

Nós queremos saber quais são as suas ideias para combater o desperdício da água! Acesse o site do nosso concurso cultural Amigos da Água, inscreva-se e conte para a gente como nós podemos alcançar um mundo mais sustentável e consumir de maneira consciente no futuro! :)