6 atividades divertidas para exercitar o cérebro

Com o passar do tempo, assim como o resto do nosso corpo, o cérebro também envelhece. Por isso, é importante realizar atividades diárias para exercitar e manter a mente em forma. Com o cérebro bem treinado, fazer uma prova e lembrar as coisas fica mais fácil, e o raciocínio e a absorção de informações ficam melhores, por exemplo. Quando o cérebro é estimulado desde cedo, o tempo de vida da memória e do raciocínio é estendido. Listamos cinco atividades que são divertidas e, ao mesmo tempo, exercitam o cérebro. Acompanhe o texto!

Aprender um idioma: quando a criança aprende um novo idioma, quatro regiões do cérebro são simultaneamente exercitadas. Além disso, o volume de massa cinzenta nas partes cerebrais que são responsáveis pela linguagem são maiores em pessoas que falam mais de uma língua. 

Investir no aprendizado acumulativo: o aprendizado acumulativo é qualquer tarefa com um ensino por etapas. A matemática é um exemplo: começa com contas básicas até atingir problemas com fórmulas. Essa maneira de aprender aprimora a memória e aumenta a capacidade de resolver problemas. 

Ter o hábito de ler: gostar de ler e do que se está lendo é importante. Pode ser uma revista, um livro ou notícias. Assim, a formação de novas conexões cerebrais será estimulada e a capacidade de absorver informações aumentará.

Jogos e quebra-cabeças: a prática de palavras cruzadas, quebra-cabeças, e jogos de adivinhação e estratégia é como ter aplicativos no celular: quanto mais instalados, mais funções o aparelho desempenha. Esses “aplicativos cerebrais” ajudam a acumular novas funções, informações e estratégias.

Ter contato com música: aulas de música são muito benéficas para crianças. Essa atividade é capaz de melhorar a memória e aprimorar a capacidade de resolução de problemas. Tocar instrumentos melhora a capacidade de raciocínio lógico e ajuda a solucionar problemas e equações com mais facilidade. 

Praticar atividades físicas: quando são praticados exercícios físicos, o corpo libera uma proteína chamada BDNF, que estimula o crescimento nervoso e melhora a memória e a capacidade de concentração.

Gostou das dicas de atividades que deixam o cérebro das crianças treinados para novos aprendizados? Confira outros posts sobre diversão e desenvolvimento no nosso blog: 

6 coisas que não podem faltar no aprendizado das crianças

5 experimentos caseiros para fazer com seus filhos

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!