Dia do Profissional de Informática: como começar nessa profissão?

No dia 19/10 é comemorado o Dia do Profissional de Informática. Cada vez mais comuns nos dias atuais, eles têm se tornado indispensáveis nas nossas vidas, e entre várias funções, são capazes de trabalhar com desenvolvimento de sites e softwares, dar suporte técnico, instalar e configurar redes, formatar e montar computadores, entre outras funções. Você sabe como começar nessa profissão tão importante?

Descubra do que você gosta

O primeiro passo para começar nessa área é saber do que você gosta: se é desenvolver, montar, dar suporte, ou se você é criativo e gosta de design. A partir daí já é possível entender melhor o que cada segmento faz e a importância de cada etapa.

Estude

A linguagem de informática não é simples. Por isso, correr atrás de conhecer os termos, o vocabulário e os programas mais usados já é um passo bem legal de se dar o quanto antes. Você pode aprimorar seus conhecimentos com outros cursos enquanto não chega a hora de prestar o vestibular. 

Na universidade você pode optar pelos cursos de informática, sistemas de informação, tecnologia da informação, engenharia da computação e ciência da computação. Cada um é voltado para um tipo de campo de atuação.

E não pense que só o conhecimento técnico é importante; dê uma atenção especial para o estudo do inglês também. Ele é fundamental para entender os programas, códigos e linguagens de computador. A Ensina mais oferece cursos de informática e inglês para preparar você para o futuro!

Pesquise sobre o mercado de trabalho

Ao longo da sua trajetória de estudos, saber como funcionam as empresas e o mercado de trabalho também é indispensável. Conhecer o mercado, as jornadas de trabalho e os salários ajuda a traçar os caminhos.

O Brasil é um grande pólo tecnológico e referência na América Latina, então existem muitas empresas de tecnologia da informação espalhadas pelo país, principalmente na região sudeste. Procure conhecer mais sobre empresas boas para se trabalhar e seus processos seletivos.

Pensar fora da caixinha também é uma boa! Se você tem o desejo de trabalhar fora do país, é bom ficar atento, pois muitas empresas americanas e europeias mantém vagas abertas para estrangeiros.

Mantenha-se atualizado

O campo da tecnologia se atualiza muito rapidamente, então é importante sempre estudar e se manter atento às mudanças e inovações, assim você estará preparado para os desafios que envolvem a profissão.

E aí, você acha que tem o perfil de um profissional de informática? Confira outros posts sobre este tema:

6 carreiras do futuro relacionadas à robótica

5 livros para te apresentar a cultura maker

Matricule-se na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!