5 documentários para estudar história

O que você acha de estudar história de uma maneira diferente? Muitos documentários ajudam a contextualizar os assuntos vistos em sala de aula. Nós separamos 5 documentários sobre temas relevantes da história da humanidade para te ajudar nos estudos.

1 - Hiroshima: O Dia Seguinte

No contexto da Segunda Guerra Mundial, esse documentário conta como foi o dia 6 de agosto de 1945, o dia seguinte à explosão da bomba atômica na cidade de Hiroshima, no Japão.

Com relatos de sobreviventes e de soldados envolvidos no lançamento da bomba, o documentário é ótimo para explicar as questões políticas e ideológicas que envolveram a Segunda Guerra Mundial. 

O material está disponível no YouTube nas versões dublada e legendada.

2 - Um dia em Auschwitz

Durante o regime nazista de Adolf Hitler, muitos judeus eram perseguidos e levados para campos de concentração, onde eram torturados e mortos. O mais conhecido campo de concentração é Auschwitz, na Polônia.

O documentário dirigido por Steve Purcell mostra entrevistas com sobreviventes e soldados, que contam com riqueza de detalhes como eram os procedimentos de tortura e execução dos prisioneiros.

O conteúdo também está disponível no YouTube.

3 - A Batalha da Rússia

Ainda no contexto da Segunda Guerra Mundial, esse documentário conta como foi a invasão dos nazistas na Rússia, que uniu Estados Unidos e União Soviética na guerra contra a Alemanha, no episódio que deu início ao declínio de Hitler.

Você pode encontrar o documentário na Netflix.

4 - Olhos azuis

Esta produção é uma verdadeira aula sobre preconceitos raciais. Em "Olhos Azuis", a norte-americana Jane Elliott dá uma palestra para um público de maioria branca, explicando o preconceito contra os negros nos Estados Unidos nos tempos em que a segregação racial era comum e aceita.

Na palestra, Elliott separa as pessoas pela cor dos olhos, e todos os que não têm olhos azuis são discriminados. Através desta simples separação, ela apresenta a importância da luta contra o racismo e introduz figuras como Martin Luther King e Malcolm X, fortes personalidades no combate ao preconceito nos EUA.

O documentário está na íntegra no YouTube e vale muito a pena assistir.

5 - Jango

Dirigido por Silvio Tendler, "Jango" narra a história do presidente da república João Goulart, deposto no golpe militar de 1964, no Brasil. 

O material conta com detalhes as questões políticas que moviam o Brasil na época e levaram ao regime militar. Vale destacar que o documentário foi lançado em 1984, pouco antes da reabertura da democracia. Portanto ainda estava sob os olhares da censura.

O material está disponível no YouTube e é ótimo para entender um pouco mais sobre como foram os 21 anos de regime militar no país.

Todos esses documentários vão agregar mais conhecimento aos seus estudos, então prepare-se para aulas de história um pouco diferentes. Você tem algum outro documentário legal para indicar? Escreva aqui embaixo! Continue no nosso blog e confira mais conteúdos:

5 filmes sobre gênios da matemática para você se inspirar

10 jogos brasileiros que você precisa experimentar

Matricule-se na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para você! Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!