Como começar a se planejar para os estudos de 2020?

Mais um ano letivo está acabando, e muitos estudantes estão pensando nas férias e nas horas de descanso que vão ter até o início das aulas no ano que vem. Para evitar começar o próximo ano atrasado com os estudos, que tal usar um tempinho das férias para planejar uma rotina de estudos adequada ao seu cotidiano? Para te ajudar, nós reunimos neste post algumas dicas de como começar a se planejar para os estudos de 2020. Confira! 

Reveja o planejamento atual

Para começar a planejar os seus estudos para o próximo ano, reveja o planejamento que você usou em 2019, observe os pontos que deram certo e trouxeram bons resultados e pontue os aspectos que não funcionaram tão bem. Quando fizer essa análise, veja o que pode ser útil para o novo planejamento.

Pense em um cronograma

Escreva todas as atividades e matérias do próximo ano letivo que você vai ter e esquematize um roteiro a ser seguido, com os dias da semana, horários, intervalos e momentos de lazer. Crie um cronograma que seja acessível ao seu cotidiano, assim você consegue se motivar a cumprir o que foi planejado.

Quando as aulas em 2020 começarem, algumas alterações podem ser necessárias para adaptá-lo à rotina da escola, mas deixar o cronograma estruturado ajuda na organização do planejamento.

Dê atenção para as disciplinas mais difíceis

Todos nós temos disciplinas com que nos familiarizamos mais do que outras. Por isso, pense nas matérias a que você precisa se dedicar mais e que necessitam de mais horas de estudos. Coloque no seu cronograma de estudos horários maiores para aprender essas matérias.

Escolha um lugar agradável 

Estudar nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, encontre um lugar em que você se sinta confortável para poder se concentrar. Procure um ambiente com boa iluminação, que tenha boa ventilação, com cadeira confortável e o mais silencioso possível, assim você não permite que estímulos externos te atrapalhem na hora que estiver estudando.

Descubra a melhor técnica de estudos para você

Cada um tem uma maneira de estudar que mais agrada e é mais eficiente, por isso pense na maneira à qual você mais se adapta. Existem pessoas que gostam de criar resumos com cores diferentes, ou fazer pequenas anotações em papéis e colar nas paredes do quarto para ajudar a memorizar, por exemplo. Então procure na internet as técnicas que podem te auxiliar mais nesse momento.

Tenha um tempo para descansar

Uma rotina de estudos muito exigente e sem tempo de descanso muitas vezes é prejudicial para o estudante e não atinge os objetivos traçados, por isso reserve um tempo para descansar, se distrair, passear e dormir. Esses momentos, quando são aproveitados em equilíbrio com os estudos, geram resultados bastante positivos.

Viu só, as dicas são fáceis de colocar em prática e você pode começar a pensar nelas já durante as férias para começar o próximo ano de maneira produtiva. Gostou deste conteúdo? Confira outros textos aqui do nosso blog.

Dicas de Estudos: Para manter a concentração

Quem precisa de um curso de apoio escolar?

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para você! Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!