Dia do Índio: entenda essa data

Em 19 de abril, é comemorado o Dia do Índio no Brasil, data instituída durante o governo de Getúlio Vargas. Desde então, escolas, entidades e grupos indígenas organizam eventos para lembrar a importância dessa cultura na formação da população brasileira. Quer saber mais sobre essa data para aproveitá-la com o seu filho? Então acompanhe o texto que fizemos para você!

Por que o dia 19 de abril?

Em 1940, o1º Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, aprovou uma recomendação proposta por delegados indígenas do Panamá, do Chile, dos Estados Unidos e do México. A proposta dessa recomendação estabelecia o Dia do Índio pelos governos dos países da América, como uma forma de dedicar os estudos das instituições de ensino ao problema do índio atual.

Além disso, esse foi o dia em que os delegados indígenas se reuniram em assembléia no Congresso Indigenista pela primeira vez. No Decreto-Lei n.º 5.540 1943, o Brasil adotou a recomendação, que foi assinada pelo Presidente Getúlio Vargas e pelos Ministros Apolônio Sales e Oswaldo Aranha. O objetivo inicial era incentivar os governos das américas a adotar as normas necessárias para a orientação das políticas indigenistas. Em 1944, o Brasil celebrou a data com atividades educacionais, solenidades e divulgação da cultura indígena.

Atividades para o Dia do Índio

É importante colocar as crianças em contato com a cultura indígena desde cedo, como forma de educar sobre diversidade e contar um pouco sobre a história do Brasil. Uma atividade que pode ser feita com as crianças para ensiná-las sobre o assunto é a culinária, em que algum prato com mandioca e peixe pode ser preparado para explicar na prática a influência indígena em nossa culinária. Além disso, contar lendas indígenas e buscar o significado das palavras dessa cultura também são dinâmicas legais para se trabalhar com os pequenos.

Buscar hábitos da cultura indígena e seus significados e ler livros sobre o assunto com as crianças também são boas opções! Mostre fotos das etnias indígenas do Brasil e do mundo e peça que reproduzam as pinturas no rosto, e incentive-os a fazer trabalhos manuais para mostrar a parte artística da cultura indígena. 

Lembre-se sempre de explicar a importância dos povos indígenas para a formação da cultura brasileira, como os costumes, a alimentação, a língua e a mistura étnica. Dê exemplos do que está em nosso cotidiano e tem origem nessa cultura, como a rede, o artesanato de palha e cipó, as comidas feitas com milho, as frutas e a mandioca. Fale sobre o folclore brasileiro e as lendas, como a da vitória-régia, ou sobre os pássaros, como o uirapuru. 

Gostou de saber por que existe o Dia do Índio e qual a sua importância? Fique ligado no blog da Ensina Mais e veja outros posts sobre datas comemorativas.

Quais são as tradições do Thanksgiving?

Atividades para fazer em casa no tempo livre

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!