Como conciliar o home office com os estudos dos filhos?

Trabalhar em casa e administrar os estudos dos filhos pode ser bastante difícil quando não há um planejamento e colaboração de todos. Neste texto, vamos dar algumas dicas sobre como conciliar o seu trabalho em home office com a rotina escolar das crianças. Confira!

Faça um cronograma de estudos

Para começar o seu planejamento de trabalho em home office e estudo dos filhos, monte um cronograma com os horários das atividades dos pequenos. Algumas escolas enviam tarefas para serem feitas virtualmente, outras optam por exibir videoaulas, e tem até as que enviam o material para a casa do aluno, para que ele possa praticar e aprender. Se não houver a necessidade de acesso a uma plataforma digital da escola no período em que a criança estaria lá, escolha horários em que você terá mais facilidade de deixar o seu trabalho, caso seja preciso ajudá-los com alguma coisa.

Para as crianças maiores, essa ajuda dos pais já não é tão requisitada, e o horário dos estudos pode coincidir com os em que você estará trabalhando. 

Converse com os filhos

A conversa é ótima para que eles compreendam o que está acontecendo e o porquê de estarem estudando em casa e de os pais estarem em regime de home office. Dito isso, peça que elas respeitem o cronograma e que estudem no horário adequado. Novamente, para as crianças maiores, essa conversa é mais eficiente, uma vez que têm mais facilidade de compreender o que está acontecendo e entendem que têm que respeitar o horário de trabalho dos pais. 

Reserve um local para eles

Deixá-los em um espaço reservado para que eles possam fazer as atividades é essencial para que consigam se concentrar nos estudos, ao mesmo tempo em que é possível que os pais também se mantenham focados nas demandas do trabalho. Procurar um local arejado, iluminado, limpo e organizado são algumas dicas que ajudam na concentração.

Apoio externo

Buscar apoio externo pode ser uma ótima opção aos pais que talvez não consigam adaptar a rotina de trabalho para acompanhar os filhos nos estudos. A Ensina Mais Turma da Mônica oferece acompanhamento à distância nas disciplinas de Português e Matemática e o curso Trilha Code, que ensina programação para crianças e jovens em uma plataforma digital. Esta é uma alternativa que ajuda os estudantes no processo de aprendizagem mesmo dentro de casa.

Respeite os horários

Estar trabalhando ou estudando em casa não significa que a rotina deve mudar e nem que cada um deva fazer as suas atividades quando bem entender. Siga a rotina de se levantar, se alimentar, começar e terminar as atividades e ir dormir no mesmo horário, para não gerar problemas de readaptação quando os pais deixarem o home office e quando as crianças retornarem às escolas.

O período que estamos vivendo exige muita paciência e planejamento para que a educação dos filhos, com o fechamento das escolas, não fique defasada, e para que os pais, que precisam trabalhar em casa, continuem produzindo. 

Confira as novidades do nosso blog.

5 programas culturais que ajudam no desenvolvimento infantil

Como incentivar a higienização dos seus filhos

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!