Repensando as avaliações escolares

As avaliações escolares têm o importante papel de informar ao professor e à escola qual está sendo o desempenho do aluno em relação aos conteúdos estudados de acordo com Clariza Prado de Souza, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Para que sejam eficazes, as avaliações não devem ser realizadas pontualmente. As dificuldades e os avanços dos alunos devem ser avaliados no dia a dia.

Para o professor, além de fornecerem dados quanto à aprendizagem dos alunos, as avaliações são também importantes para a análise da adequação das atividades trabalhadas em sala de aula. Clariza afirma, ainda, que as avaliações escolares permitem ao professor um planejamento das próximas atividades a serem desenvolvidas em sala e, ao aluno, uma autoavaliação de sua conduta em relação aos estudos.

Para obter resultados mais eficazes, as avaliações devem ser feitas por meio de instrumentos múltiplos. Observações constantes nos cadernos, apresentações de seminários, aplicação de testes e questionários são alternativas que podem ser utilizadas para uma avaliação eficaz e completa. No processo de avaliação do ensino-aprendizagem, o aluno deve ser sempre o foco.

De acordo com Clariza, que tem, também, pós- doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, na França, e na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, algumas perguntas podem ser feitas pelo professor ao longo do processo avaliativo. O educador pode se perguntar, por exemplo, se os alunos estão aprendendo, por que estão aprendendo, quais são as suas maiores dificuldades, o que fazer para que a aprendizagem aconteça de fato.


Fonte: Portal do Professor