A importância da leitura para a criança

Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, nada melhor do que refletirmos a respeito da importância da leitura para as crianças.


São inúmeros os benefícios que a prática proporciona aos pequenos. Além de ser uma atividade agradável, a leitura desenvolve outras habilidades que auxiliam na aprendizagem. O contato com o texto escrito propicia, por exemplo, o aumento do vocabulário e a memorização da grafia correta das palavras. A criança que lê desde cedo terá mais facilidade com as produções escritas.


A leitura na infância também é importante porque estimula a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento do senso crítico. Isso porque as histórias nos ajudam a entender e a conhecer o mundo e a nós mesmos.


Pais precisam incentivar as crianças a lerem

A participação dos pais no estímulo à prática da leitura pela criança é fundamental. É importante que os pequenos tenham bons exemplos de leitores em casa para que a atividade se torne um hábito. Quando a criança vê um adulto lendo com frequência, ela entende que se trata de uma atividade prazerosa, e logo passará a seguir o modelo. De acordo com especialistas, quanto mais cedo for o contato da criança com a literatura, mais chances ela terá de ser um adulto que aprecia ler.


Reservar horários diários para a leitura, visitar a biblioteca da cidade e presentear os pequenos com livros, gibis ou revistas são ações que estimulam a criação do hábito. Vale também deixar os livros sempre ao alcance da criança e procurar fazer comentários e perguntas sobre a história lida.
Anotou as dicas? Que tal colocá-las em prática ainda hoje?

Fonte: Educar para Crescer