8 museus pelo Brasil para curtir nas férias

As férias estão chegando, e é hora de planejar o que fazer, não é mesmo? Que tal colocar os museus na sua lista de lugares para ir durante o seu tempo livre? Reunimos para você neste texto algumas sugestões de museus bem legais espalhados pelo Brasil. Confira!

Pinacoteca do Estado de São Paulo - SP

Um dos museus mais famosos do Brasil, a Pinacoteca fica na cidade de São Paulo e apresenta ao público um acervo amplo de obras de arte, além de diversas exposições. O prédio em que está localizada a Pinacoteca é um atrativo à parte, e a construção é datada de 1905. Para mais informações sobre horários, dias de funcionamento e exposições acesse: pinacoteca.org.br.

Museu do Futebol - SP

Também na cidade de São Paulo, o Museu do Futebol é o maior e mais completo museu sobre o tema que existe no Brasil. Localizado ao lado do Estádio do Pacaembu, o local conta a história da chegada do esporte ao Brasil, como foi o seu desenvolvimento e a história vitoriosa da Seleção Brasileira. O espaço é bastante interativo, permitindo que o visitante entre no clima do esporte mais popular do país. No site museudofutebol.org.br você encontra mais informações sobre os horários de funcionamento e preços dos ingressos.

Museu Oscar Niemeyer - PR

Situado em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em 2002 e serve de casa para inúmeras obras de arte de grandes artistas, como Di Cavalcanti, Cândido Portinari e Tarsila do Amaral. O local recebeu esse nome para homenagear o mais famoso arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, que projetou os dois prédios que abrigam o museu. Confira mais detalhes no site museuoscarniemeyer.org.br.

Museu Imperial - RJ

Localizado em Petrópolis, região Serrana do Rio de Janeiro, o Museu Imperial é uma verdadeira viagem de volta ao passado. Em exposição estão itens como o trono, jóias, roupas e acessórios que pertenceram à família real portuguesa na época em que estava no Brasil. O prédio era usado como a casa de verão de Dom Pedro II e hoje mantém viva a história do nosso país. Acesse museuimperial.gov.br para saber mais detalhes.

Instituto Ricardo Brennand - PE

Esse museu é bastante peculiar. Idealizado pelo pernambucano Ricardo Brennand, o espaço está localizado na cidade de Recife, num prédio no estilo medieval, onde estão expostas uma ampla coleção de armaduras do período medieval, esculturas e obras de artes. O site para checar mais informações é www.institutoricardobrennand.org.br.

Museu da Gente Sergipana - SE

Criado para valorizar e manter viva a história do povo sergipano, este museu é parada obrigatória para quem visita a capital, Aracaju. O local conta com exposições de roupas, músicas e comidas típicas que ajudam a contar a história do estado de Sergipe. Acesse www.museudagentesergipana.com.br e saiba mais detalhes.

Museu do Teatro Amazonas - AM

Em Manaus, o passeio que não pode faltar é o de conhecer o Museu do Teatro Amazonas, que conta a história do teatro nacional através de um grande acervo de roupas, fotos e vídeos de grandes peças que marcaram época no cenário artístico nacional. O museu fica localizado no icônico Teatro Amazonas, famoso ponto turístico da capital amazonense. Você confere mais informações sobre o museu no site do Governo do Amazonas, http://www.amazonas.am.gov.br/.

Museu da Inconfidência - MG

O último museu da nossa lista fica localizado em Ouro Preto - Minas Gerais, e mantém viva a história da Inconfidência Mineira, revolta separatista mineira contra o domínio português em 1789. O acervo conta com documentos, objetos e relatos sobre as batalhas do povo mineiro. Confira os horários de funcionamento no site www.museudainconfidencia.gov.br.

Agora que você sabe um pouco mais sobre esses museus, escreva aqui nos comentários qual você ficou com vontade de conhecer? Aproveite e confira outros textos do nosso blog!

5 documentários para estudar história

Clássicos da literatura infantojuvenil para ler este ano

Matricule-se na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para você! Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!