Como planejar as férias escolares

Você já programou as atividades que preencherão o seu tempo livre e o do seu filho durante o período de férias escolares? Mesmo que você ainda não esteja de férias, é importante que aproveite a oportunidade para brincar com o seu pequeno. Embora pareça algo muito simples, essa interação contribui muito para crescimento saudável da criança.

Os momentos compartilhados em família podem ser experiências valiosas para o aprendizado e para as descobertas. Basta que seja reservado um tempo para isso. Roberta Landmann, que desenvolve uma linha de kzits de atividades para pais e filhos propõe um cardápio de férias para a organização das atividades desse período. Confira:

Dia 1 – Deixe o seu filho escolher um jogo para uma diversão em família. Pode ser de tabuleiro ou outro mais tradicional, como o “Stop”.

Dia 2 – Hora do cinema! Seu filho pode escolher um filme que gostaria de assistir. Aproveite para fazer pipoca de acompanhamento. Peça ao pequeno que ele divida em quantidades iguais para cada participante.

Dia 3 – Gincana no quero-quero – quando você chegar do trabalho, diga ao seu filho que está na hora de vocês encontrarem aquilo que foi perdido e que ninguém nunca mais encontrou. Diga “Eu quero um/uma...”, e a criança irá atrás do objeto.

Dia 4 – Depois de você e seu filho prepararem algumas receitas (bolos, doces, tortas, sandwiches, etc.) é hora de organizar um piquenique noturno. Para fugir da rotina, acenda velas, vista o pijama e monte o “banquete” na sala.

Dia 5 – Antes da hora de dormir, espelhe almofadas pelo chão e monte uma cabaninha no quarto de seu filho. Leia uma história para ele e, depois, deixe que ele leia outra.

Dia 6 – Se o seu filho tem videogame, é hora de ele te ensinar a jogar. Mostre-se interessado em aprender!

Dia 7 – A educação financeira está em alta. Quando for possível, dê uma quantia de dinheiro a seu filho e deixe que ele gaste com o que quiser.

Dia 8 – Em muitos casos, os pais não podem ficar com os filhos durante as férias escolares. Se esse for o seu caso, procure as colônias de férias. Elas costumam ter monitores preparados para propor brincadeiras divertidas e educativas.

Dia 9 - Junte a família para montar um grande quebra-cabeça. O jogo pode ficar montado em cima da mesa e, sempre que tiver vontade, a família poderá montar junta.

Dia 10 – Procure programar passeios ao ar livre para que o seu filho possa ter um contato maior com o meio-ambiente.

Fonte: Educar para Crescer