Como auxiliar as crianças para o uso saudável das novas tecnologias na educação

As ferramentas tecnológicas podem auxiliar muito no aprendizado das crianças. Além de as tecnologias educacionais tornarem as aulas mais interessantes, elas proporcionam momentos de lazer, que são fundamentais para o desenvolvimento de diversas habilidades, como a coordenação motora.

Mas para que os benefícios da tecnologia na educação sejam realmente aproveitados, algumas regras devem ser estabelecidas, pois a tecnologia não pode, por exemplo, substituir o convívio com os colegas na sala de aula e, muito menos, com os familiares.

Não há uma idade certa para o uso da tecnologia, entretanto, os pais devem ficar atentos aos exageros: os equipamentos tecnológicos não devem substituir as demais brincadeiras sadias, importantes e necessárias para o desenvolvimento das crianças.

Alguns conselhos podem ajudar aos pais que desejam estar seguros de que o seu filho está fazendo um bom uso das tecnologias:

  • Não deixar o computador no quarto das crianças;
  • Determinar os horários em que as crianças poderão utilizar o computador;
  • Conversar com as crianças sobre o tema segurança na internet, enfatizando os perigos que elas podem encontrar na rede, como vírus, sites perigosos e pessoas mal intencionadas;
  • A tecnologia também pode aproximar os pais de seus filhos. Se o pai ou a mãe não tem habilidade para manusear instrumentos como Facebook, Orkut, MSN, etc., essa pode ser a chance de pedir um auxílio às crianças.

Fonte: Canal do Educador