Qual é a proposta pedagógica da escola do meu filho?

Escolher a escola adequada para os filhos não costuma ser uma tarefa fácil. Cada instituição de ensino tem uma proposta pedagógica diferente, e há aquelas que misturam várias metodologias distintas. Diante de tantas opções, como escolher a que mais se adequará à criança? Para não transformarem o momento da procura pela escola ideal em uma missão impossível, os pais podem começar conhecendo as linhas pedagógicas mais seguidas pelas escolas e, assim, optar por aquela que mais lhes agrada.

O ideal, de acordo com a pedagoga e psicopedagoga Mara Gitti Assis, é que o professor adapte a proposta pedagógica da escola a cada aluno. “Você pode ter uma escola construtivista, mas o aluno pode necessitar de algo mais tradicional, por exemplo. O educador deve saber a necessidade da criança”, afirma Mara.

Para não errar na hora de escolher a escola mais adequada para os seus filhos, anote as características das principais linhas pedagógicas:

  • As escolhas que seguem a linha Tradicional veem o professor como o dono do saber. É ele quem transmite o conhecimento, que deve ser absorvido pelos alunos. As particularidades de cada aluno não são levadas em consideração.

  • A linha pedagógica Comportamental é semelhante à tradicional. O professor que a segue estimula os alunos e, a partir das respostas adquiridas, o conteúdo é moldado à cada criança.

  • A linha Construtivista dá mais liberdade ao aluno. O professor, nesse caso, não é o detentor de todo o conhecimento; ele orienta os interesses dos alunos, que aprendem na medida em que elaboram hipóteses e resolvem problemas.

  • Na linha Montessoriana, os alunos têm uma experiência concreta para, depois, chegar à abstração. As salas de aula costumam ter diversos materiais, e os alunos escolhem as suas atividades, mas têm a obrigação de cumprir um programa obrigatório para que avance. O professor conduz o aluno no processo de aprendizado.

  • As crianças que estudam com o método Waldorf têm os seus questionamentos e interesses respeitados e aprendem de acordo com o seu desenvolvimento físico e intelectual. Além das disciplinas tradicionais, as crianças aprendem jardinagem, música, marcenaria, dentre outras coisas que também contribuem para o desenvolvimento de habilidades importantes.

  • Na linha pedagógica Freiriana, as crianças aprendem aspectos culturais, sociais e humanos. Elementos como ética, humildade, respeito e solidariedade são bastante valorizados, bem como a felicidade pessoal.

Fonte: delas