O que você deve saber sobre o passeio escolar

Você costuma ficar apreensivo toda vez que o seu filho embarca em um novo passeio escolar? Então, saiba que essa é uma preocupação bastante comum entre os pais e que o primeiro passo para se tranquilizar nesses momentos é saber a importância das atividades extracurriculares para a formação integral das crianças.

De acordo com Andrea Ramal, doutora em educação pela PUC-Rio, as boas escolas oferecem, além das disciplinas básicas, atividades complementares que ultrapassam os muros da escola. Para que surtam efeitos positivos, os passeios escolares devem ser bem planejados, e os pais devem ser avisados com antecedência dos objetivos da excursão.

A partir dos 5 anos de idade, as crianças já podem participar dos passeios escolares. Elas devem levar consigo uma identificação pessoal e o contato de quem deve ser chamado em caso de emergência. Além disso, os pais devem ser informados sobre a empresa que realizará o transporte dos alunos e sobre as condições de segurança do automóvel. Além das questões relacionadas ao transporte, os pais também devem ter conhecimento do local de destino, principalmente quando se trata de viagens mais longas.

Por fim, é importante que pais e alunos saibam que os conteúdos aprendidos ao longo do passeio não devem ser cobrados nas provas escolares. Assim, caso a criança não participe da excursão, ela não será prejudicada nas avaliações institucionais.

Fonte: Educar para Crescer