Vamos falar de bruxas?

Embora seja uma tradição norte-americana, o Halloween acabou sendo incorporado por muitas escolas brasileiras.

Para que a data não seja enaltecida de forma prejudicial, é possível promover atividades que integrem o Inglês a diferentes disciplinas, proporcionando discussões que vão além da festa.

Uma forma interessante de trabalhar o tema em sala de aula é a partir da indicação de livros paradidáticos sobre bruxas – figura recorrente no imaginário popular há séculos – com foco em valores morais e, por que não, em aspectos históricos, políticos, sociais e culturais.

A seguir, separamos alguns títulos que podem inspirá-lo. Mãos à obra!

ENSINO FUNDAMENTAL I

A Bruxinha que Era Boa e Outras Peças

De Maria Clara Machado, Nova Fronteira

Que tal apresentar um teatrinho com a turma? Famosa em todo o Brasil, “A Bruxinha que Era Boa” traz a história de uma aprendiz de feiticeira que não aceita viver no mundo maldoso em que nasceu. Essa e outras peças infantis são acompanhadas por fotos de diferentes montagens.

Bruxa Cremilda Inventa uma Escola Diferente

De Jonas Ribeiro, Franco Editora

A Bruxa Cremilda, um dos personagens mais conhecidos do contador de histórias, já tem mais de dez livros. Nessa aventura, ela e o pato Epitáfio têm a missão de criar um antídoto para o creme azul, que fez todos os professores caírem no sono. Em vez disso, os dois resolvem criar uma escola diferente, com aulas de risos e muitas outras!

ENSINO FUNDAMENTAL II

A Vida de Joana D’ Arc

De Erico Verissmo, Companhia das Letras

Dedicado ao público infanto-juvenil, o livro conta a história da jovem que realizou o feito quase incompreensível de liderar um exército para defender seu rei e foi queimada em uma fogueira como feiticeira. A partir da personagem, o autor trabalha o cenário político e histórico da chamada Guerra dos Cem Anos, na França.

O livro Perdido das Bruxas de Salem

De Katherine Howe, Suma de Letras

O fio condutor da narrativa é uma estudante de mestrado que se interessa pela história de uma mulher reconhecida por curar doentes com suas poções. A ficção é inspirada em fatos reais, ocorridos em 1962, na cidade de Salem, em que mais de 150 pessoas foram presas acusadas de praticar bruxaria e mais de vinte foram condenadas à forca.