Dicas de Estudos: Para manter a concentração

Estudar para provas e exames pode ser difícil e estressante. Na verdade, muitas pessoas têm dificuldade em se concentrar na tarefa que precisam cumprir. Por conta disso, separamos 5 dicas que te ajudarão na hora de estudar. Confira:

- Estude sozinho

Sim, é muito legal estudar com os amigos – principalmente se reunir com eles. No entanto, sempre que isso acontece você acaba falando mais de outras coisas (esquecendo-se de esclarecer suas dúvidas) do que sobre o estudo em si. Por conta disso, o ideal é estudar sozinho, explicando a matéria para si mesmo.

- Leia bastante, mas não deixe de escrever!

Um dos pontos mais importantes do estudo não é a leitura, mas sim a escrita. Quem só lê acaba perdendo facilmente a concentração, enquanto quem escreve consegue entender melhor o assunto, mantendo-o na mente. Além disso, ao escrever (a mão) voce faz com que mais redes neurais sejam ativadas – aumentando ainda mais o poder de concentração.

- Desconecte-se (apenas músicas estrangeiras estão liberadas)

A hora de estudar tem de ser especial. O resto da casa pode até estar uma bagunça, mas o local onde você costuma estudar precisa estar organizado. Além disso, nada de deixar o celular por perto – diminuindo, assim, o risco de perder a concentração. E música, pode? Só em línguas que você não entenda. Existem pessoas que só conseguem se concentrar ouvindo música, mas as evite em idiomas que você entende, já que isso pode fazer você desviar o foco e esquecer a matéria.

- Destaque o mais importante

É sempre bom conseguir enfatizar os pontos principais da matéria que você está estudando, já que isso faz com que você mantenha o foco no que for mais importante. Para isso, utilize canetas coloridas (ou marca-texto) e post-its.

- Prepare-se e estude no seu tempo

Sempre que for iniciar os estudos, crie uma espécia de “ritual”. Pode ser um alongamento, pegar um copo de suco para deixar na sua mesa, ou que mais achar melhor. Com o tempo, seu cérebro vai entender que é hora dos estudos e ficará mais fácil se concentrar. Além disso, deixe para estudar as matérias mais difíceis no período em que você seja mais produtivo (manhã, tarde ou noite). Manter intervalos regulares também é fundamental.