Alimentação na escola: confira dicas de lanches saudáveis para o seu filho

No dia 21 de outubro foi comemorado o Dia Nacional da Alimentação na Escola. A data tem o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância de manter bons hábitos alimentares. É importante que o tema esteja no centro das conversas familiares e também na escola, pois a alimentação saudável é fundamental para o desenvolvimento da capacidade cognitiva, fator este que ajuda no rendimento escolar e proporciona qualidade do sono, da capacidade respiratória, prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares, entre outras.

Para ajudar nesta tarefa, selecionamos algumas dicas sobre novos hábitos alimentares para as crianças na escola. Confira:

Bebidas - Sucos geralmente são uma grande dúvida. É difícil mandar os naturais, porque muitos perdem o gosto e os micronutrientes se não são ingeridos na hora. Para evitar que isso aconteça, escolha frutas com menor velocidade de oxidação, como goiaba, acerola, abacaxi e maracujá. Com o passar do tempo, a bebida perde mesmo uma parte das vitaminas, mas, ainda assim, é mais saudável que as versões industrializadas.

Pães - As bisnaguinhas costumam ser a primeira escolha dos pais apressados, pelo formato e pela fácil aceitação das crianças. No entanto, há alternativas mais saudáveis e sem tantos conservantes, como os pãezinhos de mandioca ou de cenoura encontrados na maioria dos supermercados e padarias.

Iogurtes - Produtos lácteos são fontes de proteína, mas também estragam com facilidade. Você pode mandar iogurte na lancheira sem correr esse risco. É só deixar o produto no freezer por algumas horas, o suficiente para congelar.

Beliscar com saúde - Frutas desidratadas, mix de castanhas e cereais sem açúcar também são boas sugestões. Você pode colocar num saquinho ou num pote fechado. É prático e faz bem.

Frutas variadas - Se o seu filho não tem comido as frutas que você coloca na lancheira, que tal variar? Muitas vezes, os pais mandam maçã ou banana por conta da praticidade e as crianças enjoam. Uva, morango, manga, melão ou melancia picados, em potes vedados, ajudam a diversificar o cardápio.

Nada de embutidos - Parece prático, mas um sanduíche com frios, como o peito de peru, não é um aliado da saúde. Isso porque esses alimentos são processados e apresentam conservantes, corantes, realçadores artificiais de sabor e uma quantidade muito alta de sódio.

Caso prefira opções de cardápios, vale consultar uma nutricionista para a elaboração de combinações saudáveis no dia a dia do seu filho. O importante é não descuidar da saúde dos pequenos não só na escola, mas em todos os momentos do dia.

 

Com informações da Revista Crescer