Como os pais podem ajudar na aprendizagem dos filhos

O processo de aprendizado de uma criança requer muita atenção dos pais. É comum que eles tenham momentos de oscilação no desempenho escolar, por isso é de extrema importância que os pais saibam como podem ajudar seus filhos durante esse período. Reunimos neste post seis sugestões que podem facilitar esse processo.

Conheça a escola do seu filho

Saiba quem são os professores e quais os serviços que a escola oferece. Isso cria uma relação de proximidade entre os pais e professores, além de demonstrar que estão todos focados na educação das crianças.

Saber os serviços da escola é positivo para que os pais tenham clareza dos recursos que eles têm, caso seja necessário um apoio escolar, por exemplo, ou atividades extracurriculares que podem desenvolver ainda mais as habilidades dos filhos.

Participe das tarefas de casa

Sabemos que na correria do cotidiano algumas tarefas que merecem uma atenção especial podem passar batidas, mas é fundamental que os pais saibam o que os filhos estão fazendo nas lições de casa e trabalhos escolares. Com essa prática, é mais fácil detectar se a criança precisa de ajuda e se está cumprindo as obrigações da escola.

Dê apoio à criança

Em situações em que os filhos estão com dificuldades no aprendizado, demonstrar interesse em solucionar o problema é fundamental para a criança. Ofereça ajuda e deixe claro que pais e filhos estão lado a lado na caminhada pela educação. Ficar bravo ou nervoso com essas situações pode desestimular a criança a querer melhorar. Por outro lado, valorize quando seus filhos obtêm bons resultados. Os pequenos vão se sentir motivados a manter o bom rendimento; afinal, quem não gosta de ter seu esforço reconhecido, não é mesmo?!

Crie atividades educativas

Os momentos de lazer também podem ajudar no aprendizado dos filhos. Elaborar visitas a zoológicos, parques e museus são opções divertidas para curtir mais momentos em família e estimular a criança a continuar aprendendo. Esses momentos fora da sala de aula mostram para eles que o aprendizado não está apenas na escola, mas sim em todos os lugares.

Use a tecnologia a seu favor

Com o mundo cada vez mais conectado à tecnologia, as crianças desenvolvem habilidades com tablets, celulares e computadores cada vez mais cedo. Por isso, estimule-os a utilizar esses recursos para desenvolver outras capacidades voltadas para a educação. Existem muitos conteúdos na internet que as crianças podem consumir e aprender ainda mais.

Busque ajuda profissional, caso necessário

Quando os pais estão cientes da situação escolar dos filhos, a identificação de alguma anormalidade no comportamento ou no desempenho acadêmico é mais fácil. Caso haja alguma situação que os pais não consigam resolver, pedir ajuda à escola é fundamental, uma vez que estão acostumados a lidar com situações semelhantes. Em algumas ocasiões, a criança precisa de aulas de apoio em determinada disciplina, e a Ensina Mais oferece esse cursos, como matemática e português. Saiba mais no site!

Agora você já tem mais recursos para ajudar no processo de aprendizado do seus filhos. Gostou dessas dicas? Confira outros textos sobre este tema.

6 coisas que não podem faltar no aprendizado das crianças

Dificuldade em aprender: como posso ajudar o meu filho?

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos! Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!