5 jeitos de ensinar matemática para crianças em casa

Ensinar crianças com atividades divertidas é uma tarefa que requer criatividade.  Além do modo tradicional com que as escolas educam, existem outros jeitos estimulantes de se mostrar uma matéria para elas. Por esse motivo, a Ensina Mais vai mostrar 5 jeitos de ensinar matemática para o seu filho usando brinquedos e coisas que você pode fazer em casa!

Matemática na cozinha

Aprender frações na hora do lanche fica fácil! Poder observar o que acontece em uma conta estimula a compreensão, e basta pensar em alguma comida fácil de se repartir, como bolos, pizza ou uma barra de chocolate. Assim, é possível ensinar proporções como metade, um terço, um quarto... E depois é só comer!

Jogos de tabuleiro

Estimular o raciocínio lógico ajuda na rapidez para solucionar os probleminhas de matemática. A criança aprende a pensar mais rápido e solucionar questões. Em jogos como Banco Imobiliário, é possível entender conceitos de economia de dinheiro, investimento e técnicas de estratégia. Com Batalha Naval, noções espaciais e habilidades de dedução são fortalecidas!

Peças de construir

As crianças adoram brincadeiras com peças de construir, como aqueles blocos de madeira ou de plástico com encaixes. Dá para ensinar soma com elas, por exemplo: uma peça com seis encaixes somada com outra peça de dois encaixes resulta em quanto?

 Outra brincadeira com essas pecinhas também envolve noções de proporção. É possível dividi-las na metade, em um terço, um quarto, etc.

Matemática no supermercado

Você já imaginou que seu filho pode te ajudar no supermercado? Divida com ele algumas coisas da sua lista e peça para ele pegar, por exemplo, uma dúzia de ovos ou meia dúzia de bananas. Na hora das contas, é possível mostrar para ele como lidar com os custos, dando para ele uma nota de dinheiro e perguntando quantas coisas dá para comprar com ela.

Quebra-cabeça

Ótimo para desenvolver a habilidade matemática, porque requer raciocínio espacial de formas e tamanhos. Para montar as peças, as crianças usam conceitos de sequência e ordenação para conseguirem agrupar e formar o desenho final.

 Você imaginava quanta coisa está por trás de uma simples brincadeira? A maioria dos brinquedos podem ser usados para estimular o raciocínio matemático, e vale a pena dedicar um tempinho para atividades assim com o seu pequeno!

Venha para a Ensina Mais!

Veja como a Ensina Mais pode transformar a vida do seu filho. Aqui ele aprende de forma eficiente e rápida, se preparando para um futuro melhor!