Maneiras de aprimorar o vocabulário da criança

Nos primeiros anos de vida, os seres humanos estão em fase de desenvolvimento cognitivo e o cérebro fica em constante atividade. Aos 10 meses, os bebês já imitam os sons que ouvem, e no final do segundo ano, já começam a falar de verdade! Eles se referem a objetos, animais e até a pessoas.

 Por isso as influências externas são tão importantes! Tudo o que as crianças aprendem vem das coisas que ouvem e veem, e o que oferecemos a elas pode criar um resultado para o resto da vida. A Ensina Mais vai te mostrar algumas maneiras de interagir com os pequenos para que eles aprimorem o vocabulário! 

Converse sempre

Sempre fale o que está fazendo, durante a alimentação, enquanto cozinha ou enquanto está assistindo TV. No começo da formação da fala, o bebê é extremamente focado nas influências externas e o que você diz pode ser reproduzido por ele dali a um tempo! 

Leia livros para eles

Para as crianças acima de 2 anos, que já falam, livros são ótimas apostas! As imagens fazem com que eles associem melhor a história com as palavras, e a partir disso já começam a se familiarizar com as letras também. A nossa sugestão é de 2 anos para cima porque é quando os pequenos já conseguem prestar mais atenção nas coisas, mas não significa que você não possa ler para o bebê antes disso. 

Mostre jogos e aplicativos com muitas imagens

Com 3 anos, já possuímos um vocabulário com mais de 100 palavras! Sabe aqueles jogos em que é preciso associar o som e o nome dos animais com o desenho deles? Então, hoje em dia nos smartphones e tablets isso é o que não falta. Aproveite para influenciar a criança com imagens interativas, e a partir da repetição, novas palavrinhas vão fazendo parte de seu cotidiano. 

Não se desanime se não tiver respostas

Toda criança em fase de desenvolvimento entende muito mais do que é capaz de falar. Então, nunca deixe de conversar e mostrar coisas porque tudo o que ela ouvir será absorvido! E quanto mais ela souber, mais você pode ensinar. 

Use a internet a seu favor

Nas redes sociais e sites de busca existem milhões de vídeos com musiquinhas educativas. Lá a criança pode aprender o alfabeto, palavras do cotidiano e até mesmo uma língua nova! Normalmente alguns sites possuem um sistema de segurança em que você pode filtrar o que o pequeno assiste, e assim você pode ficar despreocupado. 

Os programas de TV também podem ser muito bons, porque além de ensinar novas palavras, também mostram valores. Cada episódio sempre passa por alguma situação em que o personagem tem alguma lição de vida, e isso é passado para quem assiste! 

Lembre-se que estimular o vocabulário deixa a criança mais comunicativa e criativa! Esse incentivo tem um enorme impacto no futuro porque a vontade de ler e a facilidade na comunicação abrirão muitos caminhos para a pessoa. 

Venha para a Ensina Mais

A Ensina Mais garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!