Dicas para ajudar a melhorar a relação entre seus filhos

As crianças fazem uso da competição como meio de estabelecer sua própria identidade e disputar recursos, sejam eles atenção dos pais, brinquedo ou comida. Essa competição, mesmo que ajude a criança a criar sua própria identidade, acabará afastando-a das outras e a fará cultivar sentimentos negativos voltados ao irmão, como insegurança e ressentimento. Para ajudá-lo a diminuir os conflitos em casa e aproximar seus filhos, a Ensina Mais Turma da Mônica criou uma lista com algumas dicas para implementar em casa. Confira abaixo:

Encoraje o bom comportamento

Uma das maneiras de incentivar as crianças a diminuírem a rivalidade é elogiar o bom comportamento quando elas estiverem trabalhando em time ou brincando juntas. Esse reforço de suas ações ajudará seus filhos a entenderem o que é saudável na relação entre irmãos e a reproduzir mais vezes o comportamento para verem os pais felizes.

Não faça comparações

Cada criança tem sua própria personalidade, qualidades e habilidades; e comparar características tão únicas com a do outro pode gerar insegurança, tristeza e mais competição. A melhor maneira de lidar com os problemas que surgem é entender que os pequenos são pessoas diferentes, e nunca compará-los. Se algum deles fizer algo bom, elogie sua atitude e conquista, mas nunca diga como o outro irmão teria feito a mesma coisa.

Crie uma atmosfera de gentileza

Um meio de ajudar as crianças a se tornarem mais compreensivas com outras pessoas é o de criar um ambiente em que se incentiva a ser gentil. Ao final do dia, você pode pedir para que seus filhos digam de que atitudes dos pais e do irmão gostaram e o que os deixou felizes, com frases que comecem com “Eu gostei quando”, pois isso reconhece tanto a atitude do outro quanto mostra que a criança está sendo ouvida.

Crie tarefas conjuntas

As crianças devem sempre aprender a cuidar da casa para apreciar o trabalho, então aproveite a situação e coloque os irmãos para realizarem a mesma tarefa (um deles lava a louça e o outro a seca, por exemplo) para que criem um senso de unidade e cooperação e precisem conversar entre si para que a tarefa seja realizada.

Estabeleça turnos de divisão

Uma das dificuldades é quando as crianças precisam dividir os brinquedos. Uma maneira que não criará ressentimento e as ensinará a ter mais empatia é criar turnos cronometrados para que seus filhos troquem os brinquedos que estejam usando. Quando um dos irmãos estiver sem o brinquedo, envolva-o em um momento a sós com você para que ele sinta que esse momento de divisão não é ruim e que terá outra coisa boa o aguardando.

Aprenda com a experiência dos outros

Alguns casos de mau comportamento podem ser muito específicos e difíceis de consertar. Um método que pode ajudar a identificar essas circunstâncias é ler livros que tratam do tema e verificar se é possível fazer uso das orientações oferecidas nele. Um livro que recomendamos é o Irmãos sem Rivalidade, da autora Adele Faber, que também tem autoria em livros sobre como ouvir seu filho e fazê-lo se expressar.

Achou que as dicas foram úteis ou já implementa algumas delas no seu dia a dia? No nosso blog temos outros posts que podem te auxiliar na educação do seu filho. Confira:

Meu filho não sabe como lidar com as frustrações. O que fazer?

Atitudes dos pais que podem prejudicar as crianças

Habilidades emocionais que você deve auxiliar o seu filho a desenvolver

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!