Como lidar com crianças que não querem ir à escola?

É comum que crianças, principalmente entre os 3 e 7 anos de idade, se queixem de ir à escola. É a cabeça que dói, o estômago que não está bom, entre tantas outras desculpas para não ter que vestir o uniforme e cumprir a rotina escolar. Lidar com tais atitudes comportamentais dos filhos pode ser complicado, mas trouxemos algumas dicas para você conseguir enfrentar essa fase. Confira:

Procure entender a causa do comportamento

Existem inúmeros motivos pelos quais o seu filho pode não querer ir à escola. Com calma, tente questionar sobre o ambiente escolar, os colegas e até mesmo os motivos que a criança vê como problema na rotina. Os pequenos tendem a esconder o que acontece na escola, portanto é de extrema relevância que você tente investigar pelo ponto de vista do seu filho o que está ocorrendo.

Converse com a escola

Ao mesmo tempo que as crianças têm uma visão sobre a escola, a escola também tem uma visão sobre as crianças. Conversar com os professores e coordenadores pode ser uma maneira de compreender o porquê de o seu filho estar evitando o ambiente. Procure respostas sobre como estão o desempenho, os relacionamentos e outros aspectos da vida do seu filho para que uma atitude seja tomada. Confirmar se a adaptação está acontecendo de forma natural é necessário para identificar os possíveis problemas.

Não alongue as despedidas

Na maioria das vezes, quando existem barreiras entre a criança e a escola, é porque ela ainda não se sente em um ambiente amigável, ou seja, a casa, os pais e o ambiente familiar são o porto seguro dela, enquanto a escola é o momento de desconforto. Além de tentar tornar o caminho mais tranquilo e descontraído, ao chegar na escola evite despedidas longas e com cunho sentimental para que seu filho não sinta a pressão inconsciente de deixar a segurança dele para trás. Incentive-o a encarar aquele momento como aprendizado e crescimento.

Se necessário, leve a criança a um especialista

Se as suas atitudes para tentar entender e sanar o problema não estiverem gerando resultados, é importante procurar acompanhamento profissional. A orientação de um pediatra pode ser imprescindível para identificar os motivos pelos quais a criança não quer ir à escola. Se o problema não for físico, ele saberá indicar a melhor opção profissional para que o problema seja resolvido.

Não protele a solução

É complicado lidar com as queixas das crianças, principalmente quando o lado sentimental é envolvido. Além de incentivar a atitude, permitir que os filhos fiquem em casa por medo de ir à escola não ajuda a encontrar uma solução adequada, já que quanto mais eles se sentirem seguros em tal ambiente, menos vão resistir para ir. Procure achar a resolução do problema de forma equilibrada, sem que existam mais complicações.

A fase de desenvolvimento das crianças é um momento cheio de descobertas, mudanças e medos. É preciso encontrar o equilíbrio correto para que os pequenos não sofram e, principalmente, para que não percam nenhuma parte importante do progresso infantil. Gostou das dicas? Veja também como ajudar seu filho a se adaptar a uma nova escola!

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!