7 atividades que ajudam no desenvolvimento infantil

O mundo tecnológico transformou as relações sociais. É comum encontrar crianças que prefiram ficar on-line nos aparelhos eletrônicos a brincar como antigamente. Apesar de a tecnologia também contribuir para o desenvolvimento e o crescimento infantil, existem muitas atividades que vão além disso. É possível encontrar atividades simples que tornem a rotina das crianças mais saudável. Confira nossas dicas:

Teatro

Uma das características mais exigidas no mercado de trabalho atual é uma boa capacidade de comunicação. Além de o teatro proporcionar o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicossocial, a atividade também traz benefícios físicos. Por meio dos exercícios praticados no teatro, há uma desinibição na capacidade de expressão das crianças, fundamental para o desenvolvimento infantil e adulto.

Natação

A natação é garantia de muita diversão para as crianças, mas também é uma das atividades físicas mais completas. Nadar permite o desenvolvimento cardiorrespiratório, motor, físico, social e até mesmo emocional. As crianças podem participar da natação desde os primeiros meses de vida, possibilitando um bom desenvolvimento desde cedo.

Dança

Dança é arte. A inserção cultural das crianças é extremamente importante para criar as bases de conhecimentos futuros. Dançar permite o desenvolvimento da coordenação motora, persistência e postura. Existem inúmeras modalidades de dança, e é possível achar a que mais combina com a personalidade do seu filho, ajudando-o a exteriorizar sentimentos e emoções por meio dos movimentos.

Judô

A luta é uma atividade excelente para ajudar as crianças a desenvolverem aspectos importantes para o crescimento. Equilíbrio, disciplina, agilidade, atenção e coordenação são algumas das características que o judô pode ajudar o seu filho a desenvolver.

Desenhar

Desde muito cedo, o desenho é algo que as crianças gostam de fazer. Dar um lápis de cor ou um giz de cera nas mãos de uma criança é arte na certa. Desenhar desenvolve muitas habilidades, entre elas a capacidade cognitiva, a coordenação de gestos, a afirmação de personalidade, a expressão de sentimentos, entre outras. O desenho pode mostrar diversos aspectos psicológicos das crianças também, auxiliando na relação entre pais e filhos.

Leitura

As primeiras fases do desenvolvimento infantil são baseadas na criatividade, na descoberta e na sensorialidade. A leitura permite que as crianças desenvolvam o senso de imaginação, além de expandir o vocabulário e treinar a linguagem. Ler é uma das maneiras de compreender o mundo, e estimular essa atividade desde criança é essencial para despertar o lado criativo e sensorial.

Brincar ao ar livre

Pode parecer uma atividade bem simples, mas a importância das brincadeiras ao ar livre é enorme. O contato com a natureza aprimora aspectos como coletividade, autonomia, criatividade e até mesmo estimula a aprendizagem de outros conteúdos. Além disso, é comprovado que crianças que possuem maior contato com o meio ambiente tendem a ter menos alergias, menor propensão à obesidade e imunidade mais alta.

São muitas opções de atividades que influenciam o desenvolvimento infantil. É possível encontrar a que melhor combina com a personalidade do seu filho e estimulá-lo a manter uma rotina saudável e favorável ao seu avanço físico e mental. Gostou das dicas? Veja também vídeos que ensinam valores importantes aos pequenos.  

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!