6 lições sobre dinheiro que as crianças precisam aprender

Facebook Twitter Google Plus Linkedin Blogger Reddit Word to Clean HTML Converter Word Editor HTML Undo New page indentation compress encoding option ico option2 option3 option4 option5 option6 option7 option8 Clean -

A gestão saudável do capital é um conhecimento muito importante para todas as idades, e na infância não é diferente. Desde cedo, é necessário ensinar as crianças a lidarem com o dinheiro de maneira consciente. Para te ajudar, nós listamos 6 lições que você pode usar para passar aos seus filhos os primeiros ensinamentos sobre educação financeira.

O dinheiro não é tudo

Uma das lições mais importantes que os pais podem transmitir aos filhos diz respeito à visão sobre o dinheiro. O ideal é ensinar que ele é sim importante, pois é o meio que temos para sobreviver e consumir aquilo de que precisamos, mas não é a coisa mais importante da vida. As crianças devem crescer sabendo que existem outros valores, como a família, o respeito e a cidadania, por exemplo. Com essas noções bem claras, é possível caminhar para a formação de um cidadão que sabe usar o dinheiro, mas não se sente preso a ele como o único modo de obter felicidade.

O dinheiro é fruto do esforço

Desde cedo, os pais podem conversar com as crianças e explicar com o que trabalham, mostrando que o dinheiro é fruto do esforço diário e não aparece do nada na conta da família. Com o tempo, é possível ensinar essa ideia na prática, definindo certas responsabilidades em troca de alguns reais, como limpar o próprio quarto ou organizar a estante da sala. Ao ver o pagamento como uma recompensa, os pequenos também aprenderão as primeiras lições sobre a importância do trabalho como forma de sustento.

O dinheiro não é infinito

As crianças muito pequenas ainda não compreendem os conceitos de valor e quantidade, mas ao ingressarem na escola e com o aprendizado da matemática, tornam-se capazes de quantificar grandezas. A partir desse ponto, já é possível apresentar o preço das coisas, principalmente dos produtos mais presentes no dia a dia delas. Além disso, é possível mostrar o dinheiro como algo que acaba, ensinando que elas são responsáveis por fazer contas a fim de encaixar o que querem no quanto têm disponível, trazendo os primeiros conceitos de orçamento e gestão financeira. Uma boa ideia é dar uma mesada e estimular as crianças a gerirem o dinheiro para comprar certas coisas por conta própria.

Poupar para alcançar os objetivos

Falar sobre a importância de guardar dinheiro para o futuro é algo bem complicado para as crianças, pois elas não possuem a ideia de pensamento a longo prazo totalmente desenvolvida. É possível tangenciar esses ensinamentos por meio de exercícios mais simples, como definir objetivos palpáveis e mostrar que a economia é o caminho para chegar até eles. Imagine que seu filho quer muito um carrinho novo. Em vez de dar o presente logo de primeira, você pode ensinar que, se ele guardar um pouquinho do dinheiro por mês, em pouco tempo conseguirá comprar o brinquedo.

Evitar o desperdício

Gerir dinheiro não diz respeito apenas a controlar o que irá gastar, mas sim aproveitar da melhor maneira aquilo que já foi pago. Nesse sentido, há uma série de ensinamentos que você pode transmitir aos seus filhos, como não deixar as luzes do quarto acesas sem ninguém estar lá ou não colocar no prato mais comida do que consegue comer, por exemplo. Com o tempo, é preciso avançar as conversas e ensinar mais sobre o que é o desperdício e como utilizar os recursos de maneira sustentável e econômica.

Não ligar compras à felicidade

Dar presentes de Natal ou de aniversário não é um grande problema. O que não é muito aconselhável é os pais associarem o ato de comprar à felicidade. Presentear os pequenos por cada pequena conquista ou até mesmo incentivar os passeios no shopping como atividade de lazer podem induzir as crianças a enxergarem o consumo como método de diversão. Isso pode ir totalmente na contramão dos ensinamentos de controle de gastos e criar adultos que veem nas compras uma saída para buscar a felicidade.

Entenda que o aprendizado da gestão financeira não acontece da noite para o dia e, antes de tudo, é preciso que os pais deem o exemplo e também sejam conscientes com o seu próprio dinheiro.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!