Como despertar no seu filho a vontade de ler

O gosto pela leitura é algo muito importante na vida de qualquer pessoa, pois contribui para o interesse pelos estudos e estimula a criatividade. Com a prática constante, é possível desenvolver o senso crítico e melhorar a memória. No post de hoje, daremos algumas dicas de como os pais podem despertar a vontade de ler dos filhos desde cedo. Confira:

Não pense apenas em livros

É importante levar em conta que o conceito de leitura não engloba apenas os livros, e os pais podem se enganar ao oferecer aos filhos apenas os grandes clássicos da literatura ou títulos baseados em seus gostos pessoais. Há diversas outras opções que podem ser mais interessantes para as crianças, como por exemplo:

Revistas em quadrinhos

O grande volume de ilustrações e os textos curtos são atrativos para as crianças. E o que não falta são exemplos de editoras que produzem quadrinhos de muita qualidade, como a Marvel e a Disney. Nesse contexto, a Turma da Mônica também se destaca, e há mais de 50 anos faz um trabalho primoroso para todas as idades.

Contos curtos

Um livro de 300 páginas é um pouco assustador para a criança, e pode fazer ela perder o interesse bem rápido. Por isso, você pode optar por opções mais curtas, como pequenos contos, que se utilizam de gravuras e finalizam a história em menos páginas.

Textos na internet

A leitura não está ligada somente a algo impresso, e você pode utilizar a internet como ótima aliada. Procure por produtores de conteúdo que criem histórias e ilustrações totalmente voltadas para o público infantil. É possível encontrar ótimos exemplos nesse sentido.

Faça passeios em livrarias

No geral, as livrarias são locais que chamam a atenção das crianças, já que contam com um visual que faz parte do universo delas, como imagens de super-heróis e personagens de games. Tire um tempo para ir a essas lojas e demonstre para os pequenos como a leitura é algo divertido e interessante. Além disso, você pode dar livros de presente em épocas especiais, criando o hábito de elas verem esses produtos com bons olhos.

Incentive-os a escrever

A leitura e a escrita estão completamente entrelaçadas. Por isso, incentive o seu filho a imaginar e criar histórias. Ele pode colocá-las no papel ou simplesmente contá-las oralmente em brincadeiras entre a família. Com essas atividades, ainda é possível auxiliar na formação do vocabulário das crianças, já que elas terão que pensar em várias palavras para compor suas narrativas.  

Leia junto

As crianças menores ainda têm certa dificuldade com as palavras, então você pode ler para elas. Já com as mais crescidas, é possível oferecer alguns livros e criar algumas atividades que envolvam a família, como todos lerem o mesmo livro juntos e discutirem sobre os caminhos da história, por exemplo.

Veja outras dicas que também irão te ajudar na relação com os seus filhos:

6 lições sobre o dinheiro que as crianças precisam aprender

Abordagens criativas para ajudar seu filho a estudar em casa

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!