crianca-assistindo-desenho

É muito difícil ver uma criança hoje em dia que não goste de telas – e isso não é algo necessariamente negativo, viu?

Os desenhos animados, por exemplo, podem ser bem positivos para o crescimento infantil, ajudando a estimular o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças.

Por meio de recursos chamativos, como os sons e as imagens atrativas, os pequenos despendem seu foco para prestar atenção no desenho e precisam assimilar várias informações ao mesmo tempo.

Além disso, eles conseguem se identificar com os personagens, fortalecendo o reconhecimento pessoal e entendendo os próprios sentimentos.

Então, se você quer que os seus pequenos aproveitem os desenhos animados para aprimorar o aprendizado e se divirtam cada vez mais, continue a leitura!

A importância dos desenhos animados para o desenvolvimento infantil

Na infância, algumas características de personalidade são moldadas por meio de cores, objetos, desenhos... assim, tudo vai fazendo cada vez mais sentido na cabeça dos pequenos.

Então, os desenhos animados são fundamentais neste processo, pois vão ajudar a criança a identificar o que lhe agrada e o que lhe causa curiosidade.

Além disso, os desenhos infantis não são feitos apenas para fins de entretenimento, mas também visam explorar o lado emocional e intelectual dos comportamentos dos pequenos.

Quando uma criança gosta de um desenho, ela começa a criar uma identidade com os personagens a ponto de querer imitá-los. Portanto, é papel dos pais fiscalizar o que é consumido por meio de animações.

Os melhores desenhos animados recomendados para crianças

Como as crianças podem ter a sua personalidade moldada por meio dos desenhos animados que assistem, é essencial ficar por dentro das melhores indicações para um desenvolvimento pleno delas.

Por isso, trouxemos hoje alguns dos desenhos mais famosos e assistidos por crianças em todo o mundo.

Vamos às recomendações?




Dora, a Aventureira

Esse é um clássico exibido em mais de 150 países, que incentiva o telespectador a interagir com o desenho, prestando atenção aos detalhes e ao que é falado, já que pode ser visto em diversos idiomas.

Inclusive, alguns episódios ensinam palavras em inglês e espanhol!

O desenho motiva as crianças a atingirem um objetivo e a ficarem na expectativa da resposta. Isso é fundamental para desenvolver e aprimorar habilidades como paciência, atenção e comunicação.

O Show da Luna

A animação brasileira ganhou os holofotes nos últimos anos por ser uma animação extremamente leve e carismática!

E o melhor é que a produção consegue entreter enquanto estimula a imaginação e criatividade das crianças por meio da personagem Luna, que está sempre buscando respostas para perguntas sobre ciência e natureza.

Peppa Pig

Mesmo que talvez as crianças pensem que Peppa Pig é apenas para crianças muito pequenas, o desenho animado é essencial para o desenvolvimento social e crítico dos pequenos.

Em seus episódios que mostram o cotidiano de uma família de porcos, é possível aprender valores como amizade e respeito e ainda se identificar com as aventuras de Peppa e seus amigos.

Todo mundo adora assistir a um bom desenho animado, não é? Até mesmo quem já não é mais criança!

O interessante disso tudo é que os desenhos animados realmente podem fazer uma baita diferença no processo de aprendizagem das crianças, ajudando-as a desenvolver habilidades comportamentais.

Então, que tal fazer uma sessão de cinema com a família e colocar alguma animação legal para assistir com seu pequeno?