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A infância é a fase em que descobrimos o mundo e tudo que o envolve – e é a melhor época também para o aprendizado!

Nas escolas, sabemos que as disciplinas são trabalhadas de forma abrangente e massiva, garantindo que as crianças tenham o conhecimento necessário para irem avançando (subindo série).

E no meio desses aprendizados, os pequenos se deparam com diferentes gêneros textuais, desde os recadinhos das professoras até as provas!

Por isso, é importante que as crianças entendam os gêneros textuais e consigam diferenciá-los.

No artigo de hoje, vamos falar sobre alguns deles e como é possível ensiná-los às crianças de forma lúdica e divertida.

Quais são os principais gêneros textuais aprendidos na infância

Seja nos livros didáticos ou nas dinâmicas em sala de aula, os gêneros textuais são bem trabalhados por vários motivos:

• Incentivam o pensamento crítico;

• Entretêm as crianças por meio de histórias divertidas;

• Melhoram as habilidades de leitura e interpretação de texto;

• Geram mais interação entre colegas de sala e entre alunos e professores/tutores.

São diversos os benefícios dos diferentes gêneros textuais para o aprendizado das crianças. Chegou a hora de conhecer cada um deles:

Fábula

As fábulas são muito utilizadas e apresentadas às crianças desde cedo. Este gênero textual costuma ser composto por histórias curtinhas, com muita fantasia e entretenimento em cada narrativa.

Contos

Temos também os contos, que podem ser histórias mais rápidas e que envolvem um conflito que precisa ser resolvido.

As crianças gostam de ouvir histórias que prendam a atenção e as façam esperar alguma reviravolta!



Crônica

Nas crônicas, as histórias e o desenvolvimento da trama também costumam ser bem dinâmicos, com temas relacionados à realidade, à vida real, com uma linguagem bem simples e poucos personagens.

Lendas e mitos

Há também as lendas/mitos, que envolvem histórias mais sobrenaturais ou misteriosas, misturando fatos reais e o imaginário por meio de fantasia e histórias mirabolantes.

Esse gênero textual também costuma ser muito explorado com o folclore brasileiro, com a lenda da Mula Sem-cabeça e do Saci-Pererê.

Romance

Já o romance é caracterizado pela presença de vários personagens, um enredo mais denso e uma narrativa mais longa, com começo, meio e fim bem desenvolvidos.

Geralmente mais trabalhado com o público infantojuvenil, o romance costuma ter grandes aventuras, situações sem um fechamento rápido e um desenrolar muito envolvente, despertando a criatividade e a imaginação do leitor.

Não podemos deixar de mencionar que até mesmo a lista de compras do supermercado, por exemplo, se enquadra no gênero textual de lista, em que você escreve itens e/ou tópicos, um seguido do outro.

E os recadinhos dos professores se classificam como gênero textual de cartas. Legal, não é?

A importância dos gêneros textuais na educação infantil

Enquanto ainda são pequenas, as crianças conseguem, por meio dos variados gêneros infantis, explorar os sentidos e a imaginação, compreendendo melhor a linguagem à sua volta e experienciando contextos diferentes de sua própria vida.

E desenvolver o interesse dos alunos pela leitura pode ser um desafio para os docentes, principalmente com tanta expansão digital atualmente.

E os textos narrativos voltados para a infância costumam ter ilustrações e desenhos, prendendo ainda mais a atenção das crianças.

Quando estão focadas, elas conseguem ouvir melhor e prestar bastante atenção, sem "perder o fio da meada".

A verdade é que a leitura é muito positiva para todas as idades, mas principalmente para as crianças, que precisam desenvolver as habilidades cognitivas e aprimorar suas formas de comunicação.

O ideal é que os docentes analisem os alunos e encontrem a melhor forma de trabalhar os gêneros textuais, assim como os pais devem incentivar a leitura de gêneros variados!