dever de casa

Não é comum encontrar um estudante que goste de fazer dever de casa. Geralmente, eles veem essas atividades como uma artimanha dos pais e professores para ocupar o seu tempo livre. Mas não é nada disso: a ideia por trás do dever de casa é maior e mais importante. 

O objetivo do dever de casa é proporcionar para o estudante uma oportunidade de assimilar os conteúdos vistos em sala de aula. Mas esse não é o único benefício, já que são muitas as vantagens de realizar esse tipo de tarefa. 

Inclusive, os pais também são beneficiados quando os filhos levam lição para casa. Por isso é tão importante que eles estimulem esse momento de aprendizado. Neste artigo, explicamos melhor a importância desse estudo em casa para a formação dos estudantes. Acompanhe! 

O dever de casa é necessário? 

Não são apenas os estudantes que condenam as atividades de dever de casa. Muitos pais se sentem inseguros quando seus filhos precisam entregar esses deveres prontos, e isso pode até mesmo gerar atritos entre a família e a escola. 

Porém, é fundamental que os pais saibam que o dever de casa não é oferecido à toa. Como explicamos na introdução, os professores têm uma estratégia para esse tipo de atividade e buscam complementar o trabalho realizado em sala de aula. 

Nem sempre o tempo disponível na escola é suficiente para que os estudantes consigam se aprofundar nos conteúdos passados pelo professor. O dever de casa é uma forma de intensificar o aprendizado permitindo que o estudante pratique um pouco mais. 

É interessante lembrar que nem sempre tem dever de casa para ser feito. Isso acontece porque em determinadas ocasiões o tempo da aula foi satisfatório para o trabalho que o professor queria realizar. Quando isso não acontece, ele propõe as atividades para que, no dia seguinte, possa dar continuidade ao seu plano de aula, tendo a certeza de que os estudantes puderam praticar um pouco mais do tema anterior. 

Qual é a importância do dever de casa? 

As atividades de dever de casa são muito importantes porque elas permitem que o estudante veja o conteúdo aprendido em sala de aula funcionando na prática. O professor pode propor atividades diferentes e garantir uma experiência mais completa para o aluno. 

Ao passar o dever de casa, o professor pensa numa oportunidade de o aluno fazer atividades sozinho e dependendo do desempenho, identificar o que deve ser reforçado ou ainda, pensar em outra forma de ensinar o mesmo conteúdo. 

O professor também pode propor as atividades de dever de casa quando as provas estão mais próximas. Como nem todos os estudantes têm o hábito de estudar para as avaliações, cumprir essas tarefas é uma forma de fazer com que eles revejam o conteúdo e tenham uma chance maior de tirar boas notas. 

Portanto, é fundamental que a família e os estudantes tenham em mente que quem criou o dever de casa tem uma estratégia e que, no final, o beneficiado será o próprio estudante. 

Quais são os benefícios do dever de casa para os pais e alunos? 

Para ficar clara a relevância do dever de casa para a formação dos alunos, listamos nos tópicos a seguir alguns dos benefícios que essas atividades oferecem para eles. Indo além, mostramos também como os próprios pais podem ser beneficiados. Confira! 

Melhor assimilação do conteúdo 

Imagine um estudante que está aprendendo a língua inglesa. Ele está em contato com palavras muito diferentes daquelas que pertencem ao português, então, precisa ter contato com o idioma para assimilar melhor o conteúdo. 

O dever de casa em inglês pode cumprir muito bem esse papel, garantindo que essa língua seja praticada pelo aluno. Esse exemplo é válido para todas as demais matérias escolares. 

Quando o professor propõe um dever de casa de qualquer disciplina, ele possibilita ao estudante um contato ampliado com aquele conteúdo. Assim, promove a melhor assimilação da informação e tem menos risco de esquecer aquilo que viu, já que está aprendendo de verdade, e não simplesmente decorando. 

Esclarecimento de dúvidas 

Quando alguém quer fazer algo bem-feito, precisa praticar diversas vezes a mesma coisa. É exatamente isso que acontece com os temas que os estudantes aprendem em sala de aula. 

Como a gente explicou, as dúvidas podem surgir, e não são todos que se sentem à vontade para perguntar ou dizer que não entenderam. Fazer as atividades de dever de casa amplia o contato com o tema para o estudante entender a proposta e esclarecer aquilo que não tinha ficado bem compreendido, alcançando um melhor rendimento escolar. 

Reforço escolar 

O professor precisa dar continuidade ao plano traçado, ou seja, ele deve continuar evoluindo com os conteúdos em sala de aula. No entanto, cada estudante tem o seu ritmo de aprendizado e alguns sentem mais dificuldade com determinados temas. 

As atividades de dever de casa funcionam como um reforço escolar também. Aqueles que estão com essa dificuldade têm a oportunidade de um contato mais intenso com os conteúdos para acompanhar a turma e evoluir junto com os outros. Isso evita que os alunos fiquem atrasados, acabem “atropelando” as matérias e não tenham vontade de ir à escola. 

Participação na vida escolar 

É interessante que os pais participem da realização das atividades de dever de casa ajudando seus filhos. Isso não significa que eles vão fazer as tarefas, e sim estar por perto, entender a proposta do professor, acompanhar a execução e depois revisar aquilo que foi feito. 

Esses deveres permitem que a família participe da vida escolar dos estudantes. Os pais têm a oportunidade de acompanhar aquilo que está sendo aprendido e a forma como o professor trabalha. Também é uma maneira de mostrar para os filhos que eles estão por perto, se importam com aquilo que está acontecendo e que os filhos podem contar com essa ajuda sempre que necessário. 

Por isso, é interessante que os pais comecem a acompanhar as atividades de dever de casa logo que a criança entrar na escola. Assim, isso se tornará um hábito e a família conseguirá dar suporte para o estudante ao longo de toda a sua formação acadêmica, inclusive sem encontrar resistência quando chegarem na adolescência. 

Motivação para estudar 

Quando o estudante não consegue entender um tema proposto pelo professor, ele pode ficar desmotivado. Você viu que o dever de casa é uma forma de reforço escolar e de esclarecimento de dúvidas, além de proporcionar uma proximidade maior da família. 

Todo esse contexto pode trazer mais motivação para o estudante. Ele vai conseguir aprender, terá mais tranquilidade para assimilar essas informações e ainda contará com o apoio dos seus familiares nesse momento de dificuldade, fazendo com que não se sinta sozinho. 

Você sabia que o dever de casa era tão importante assim? Agora que já sabe, procure ver com outros olhos essas atividades propostas pelo professor. Faça questão de estar perto do seu filho para que ele possa receber o seu apoio e contar com a sua ajuda para ter um aprendizado ainda melhor. 

Essa participação também ajuda a monitorar o desempenho do seu filho. Aproveite para descobrir como identificar se ele precisa de apoio escolar.