criança

Identificar se o seu filho tem dificuldades de aprendizagem é uma etapa importante para investir em outras estratégias para compreensão dos conteúdos. Investir em reforço escolar é uma maneira de ajudá-lo a superar os desafios no processo de aprendizagem.  

Pensando em auxiliar você a entender o que é, de fato, a dificuldade de aprendizagem, separamos algumas informações importantes ao longo deste post. Continue a leitura e confira! 

O que é dificuldade de aprendizagem? 

Entender o que é dificuldade de aprendizagem é o primeiro passo para saber como lidar com potenciais desafios na jornada de aprendizagem. Além das questões com os conteúdos escolares, a percepção de que não está obtendo bom desempenho influencia a autoestima da criança. 

A seguir, vamos explicar algumas características das dificuldades escolares. Assim, será possível identificá-las e traçar um plano de atendimento que pode incluir o reforço escolar. 

Como identificar se seu filho tem dificuldade de aprendizagem? 

Existem alguns sinais que podem ajudar na identificação das dificuldades de aprendizado, são eles: 

Mudança de comportamento 

 

A escola pode ser considerada a segunda casa das crianças, não é mesmo? Quando surgem dificuldades de compreensão dos conteúdos, baixo rendimento (seja nos conceitos ou nas notas) ou pouca produção em aula, a relação com escola, professores e colegas podem sofrer alterações.  

Há casos em que os pequenos não conseguem expressar o que sentem por meio das palavras, e suas emoções são transmitidas com ações no dia a dia. Por isso, a observação dos pais e professores é muito importante. Alguns dos comportamentos são:  resistência para ir para a escola, dores abdominais ou de cabeça e pouca vontade de se relacionar com os colegas fora do ambiente escolar. 

Pode acontecer também, que a criança se sinta desmotivada a estudar ou queira abandonar alguma atividade que antes era do seu interesse quando não está entendendo o conteúdo.  Esses pequenos indícios podem auxiliar na hora de oferecer o suporte necessário. 

Dificuldade de concentração 

À medida que a criança vai crescendo, espera-se que consiga permanecer concentrada com atenção focada por mais tempo. Algumas vezes, a distração ocorre por não estar conectado com o conteúdo, ou seja: não está acompanhando a matéria e fica “no mundo da lua”. Outra possibilidade é a dificuldade de concentração ser uma característica da criança junto com agitação motora e a distração, daí deve ser avaliada por profissional. 

O fato é que a distração é um complicador do desenvolvimento das habilidades cognitivas. Importante avaliar o tipo de dificuldade de concentração. A partir daí, existem estratégias e acomodações pedagógicas que facilitam o processo de aprendizagem. 

Falta de interesse em estudar 

Percebeu desmotivação quando o assunto é estudo? Seu filho não tem interesse em fazer as atividades de casa, ou que não quer estudar, por achar aquela tarefa desestimulante? Esse pode ser mais um sinal de que ele está passando por dificuldades de aprendizagem. 

Pode acontecer das crianças ficarem desmotivadas nos casos em que não conseguem compreender uma matéria ou alguma explicação. Assim, esse tipo de situação merece atenção, para não virar uma “bola de neve” se for devido ao não entendimento da matéria. 

Quais são as principais causas da dificuldade de aprendizagem? 

Ao entender quais são os sinais que podem gerar dificuldades de aprendizagem, o próximo passo é saber as causas desse problema. A partir dessa compreensão, fica mais simples tratá-las de maneira adequada. Entre as possíveis razões, podemos citar: 

  • fatores ambientais: mudança de cidade, de escola ou de turma podem interferir no aproveitamento escolar; 

  • dinâmica familiar: a chegada de um irmão ou irmã, divórcio dos pais, doença de algum membro da família podem impactar na vida escolar; 

  • questões emocionais: ansiedade e depressão podem contribuir para o baixo rendimento. 

 Identificar essas causas e oferecer o suporte necessário é um passo importante para ajudar as crianças.  Além disso, contar com aulas de reforço escolar possibilita manter o vínculo com a escola e conteúdos escolares. 

Como o reforço escolar pode ajudar crianças com dificuldade de aprendizagem? 

O apoio escolar é uma excelente alternativa para auxiliar as crianças com dificuldade de aprendizagem. Além de identificar e trabalhar as defasagens, pode ser um momento de aprimoramento do conteúdo atual. 

Por qualquer um dos motivos, o reforço escolar contribuirá para o desenvolvimento do seu filho. Veja, a seguir, quais são as principais contribuições desse método! 

Personaliza o ensino 

Com a ajuda de um monitor ou professor que seja responsável pela orientação da criança, o reforço se concentra apenas nas necessidades individuais do estudante. Assim, é eficaz para atender às dúvidas e incertezas específicas em relação ao conteúdo. 

Nesses momentos, as atividades podem ser feitas com mais tranquilidade, visto que o horário é reservado para isso. Lanças mão de outras estratégias, diferentes das usadas na escola ajuda o aluno superar dificuldades e compreender com mais segurança os assuntos ensinados em sala. 

Melhora a autoestima da criança 

Um atendimento personalizado, que atende a criança de forma mais afetiva e que recorre a outras estratégias, diferentes das até então usadas na escola, vai estimular a autonomia e encorajá-la a fazer as atividades com mais segurança. 

 

Inevitavelmente elas se tornarão mais confiantes, melhorando a sua autoestima. Aqui já fica uma dica: é importante comemorar as pequenas vitórias e acompanhar de perto o progresso em cada etapa dessa jornada. 

Entendeu quais são as principais causas da dificuldade de aprendizagem nas crianças e como o reforço escolar pode ajudar? Contar com boas aulas adicionais pode ser o diferencial para potencializar o desenvolvimento do seu filho e garantir um futuro ainda melhor. Portanto, vale a pena pesquisar cursos que possam ajudar nesse aspecto. 

Quer saber mais sobre nossos cursos de apoio escolar? Então conheça as opções e ajude seu filho com dificuldade de aprendizagem!