crianca-brincando-com-numeros

A matemática pode não ser a primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos na nossa matéria favorita ou mais fácil, mas ela é essencial na infância, na adolescência e também na fase adulta.

Os princípios matemáticos servem para nos guiar e proporcionar uma certa ordem às coisas, facilitando o dia a dia e permitindo que o cérebro se exercite diariamente.

No entanto, os pequenos podem ter certa dificuldade com a compreensão desta disciplina e de suas tarefinhas.

Por isso, queremos facilitar o conhecimento matemático e dar dicas aos pais e professores que precisam transformar esse ensino em algo leve e realmente eficaz.

Ensine adição com a ajuda de objetos e brinquedos

A adição, assim como a subtração, pode parecer confusa e um pouco difícil para os pequenos no começo, mas eles podem ver como tudo é simples enquanto "vivem" as situações.

E quando falamos que eles podem "viver as situações" é realmente enxergar as questões e fazer parte delas, interagir e tudo mais.

Por isso, com a ajuda de objetos é muito mais fácil as crianças verem o que está sendo adicionado a uma certa quantidade de objetos.

Use brinquedos ou objetos do dia a dia, como lápis, borracha ou até mesmo garrafinha de água, assim a vida cotidiana também se torna uma ferramenta útil para o aprendizado.

Ensine adição com peças de jogos

Algumas peças de jogos, como cartas, dados e até barrinhas de dominó, ajudam a criançada a entender com mais facilidade a adição.

Você pode incentivar o pequeno a jogar dois dados e somar as bolinhas dos dois. Depois, manter um dado parado, jogar o outro novamente e ver a diferença de resultados.

Com as cartas você pode seguir a mesma lógica: separe algumas cartas e peça para o pequeno contar os naipes do baralho.

Quando podem tocar e interagir com os objetos, as crianças ficam mais interessadas no resultado.

Ensine adição com moedas

O bom de usar as moedas para ensinar as crianças é que você incentiva o raciocínio lógico e também já trabalha controle financeiro.

Com as moedas, você ensina a contagem agrupada de números, como 5, 10, 25, 50... pode soar complicado, mas fica muito mais fácil com as moedas ali na frente da criança.

Assim, ela pode mexer as moedas como bem entender e observar com calma cada número, fazendo o cérebro pensar mesmo no resultado da soma das moedinhas.

Ensine adição por meio de grandes agrupamentos de números

E assim como as moedas podem facilitar o aprendizado de equações de soma, agrupar os números grandes também!

Então, você pode incentivar a contagem a cada dois, cinco e 10 números.

Exemplo: 2, 4, 6, 8 e 10; ou 5, 10, 15, 20 e 25; ou 10, 20, 30, 40 e 50.

Dessa forma, as crianças já associam que o próximo número vai ser a soma do atual falado com ele mesmo.

Isso facilita o aprendizado e educa o cérebro a associar as somas em combinações de números.

Conforme você vai encontrando as melhores formas de trabalhar com as crianças, fica mais fácil e leve o aprendizado.

O ideal é sempre adaptar o ensino ao que a criança vive e convive, assim fica mais fácil ela associar o aprendizado ao que vê e presencia todos os dias.

Gostou deste conteúdo? Que tal testar nossas dicas?