Como preparar o seu filho para o último bimestre escolar

A chegada do último bimestre escolar pode ser um período tranquilo, finalizando as tarefas e responsabilidades antes das férias, ou pode ser um pouco tenso, quando os filhos precisam de ajuda para recuperar algumas notas e estudar para as provas finais do ano letivo. Isso depende do rendimento total do ano na escola, porém é importante não deixar para se preocupar com as notas aos 45 do segundo tempo ou ficar sossegado por causa das notas passadas e deixar o desempenho cair. 

Os pais devem dar mais atenção aos filhos nessa época do ano por eles se sentirem mais pressionados em sala de aula, apesar disso é importante acompanhar os filhos sempre, estimulando bons resultados nos estudos sem pressão. Brigar com a criança ou fazer ameaças não ajuda no rendimento escolar! Os pais devem valorizar o esforço do filho ou da filha, dando mais segurança para que eles recuperem as notas necessárias e finalizem o ano sem dores de cabeça. Mas você conhece alternativas para preparar o seu filho para a reta final? Acompanhe o post, vamos te dar algumas dicas!

Revisar os conteúdos

Reúna os conteúdos de bimestres passados em que seu filho ou filha ainda tem alguma dúvida. Muitas informações abordadas nas aulas anteriores estão relacionadas com o conteúdo trabalhado no último bimestre, ou seja, são um apoio para o aprendizado atual. Faça revisão com exercícios diferentes e que motivem a criança a focar nos estudos. É importante que para a próxima etapa da vida escolar ela compreenda assuntos de anos anteriores, já que eles se complementam. 

Se neste ano escolar ou neste bimestre você tem percebido que o seu filho está com dificuldades, converse com os professores para ter ajuda para planejar uma nova metodologia de estudos em casa para o próximo ano. Assim, o rendimento para aprender novos conteúdos será muito melhor na série seguinte, já que seu filho não ficará confuso sobre estudar a matéria atual ou a passada para entender o que está por vir. 

Ter disponibilidade para ajudar 

É importante os pais organizarem a rotina para ter um tempo de atender às dúvidas dos filhos e auxiliá-los com as tarefas escolares. Dessa forma, como falamos, eles ficam mais seguros de estarem sendo acompanhados pelos seus exemplos de vida mais próximos, além de essa atitude mostrar preocupação e ajudar a criança a sair de uma situação que, muitas vezes, ela vê como impossível de contornar. Incentive seu filho a estudar o tempo suficiente para se sair bem nas provas finais ou, se ele estiver precisando de notas para passar de ano, recuperá-las sem desespero. Se você, pai ou mãe, não conseguir adaptar 100% as suas responsabilidades aos estudos dos seus filhos, que tal procurar um apoio escolar? Com certeza vai ajudar no rendimento do seu filho durante esse período e no próximo ano letivo! 

Organizar uma rotina de estudos

Nesse período, não faça nada “atropelado” com o seu filho, pois isso prejudicará o desempenho escolar. Tentar recuperar “tudo” a partir de outubro também não é uma boa ideia, por isso é fundamental ter um planejamento de estudos que facilite a rotina da criança e dos pais. Estipule um horário diário de estudos e algumas regrinhas em relação ao uso de computador, celular, televisão, videogame… ter uma rotina ajuda na compreensão dos filhos sobre a importância do momento, de ele não se distrair e focar nos estudos! 

Fazer mudanças 

Com o seu filho ou filha, faça uma análise sobre o desempenho nos outros semestres do ano, como foram feitas as lições de casa e os resultados das provas. Ressalte os pontos positivos, faça elogios e mostre o que deve ser mantido nos próximos dois meses. Em relação aos pontos negativos, explique que é normal não se sair tão bem em algumas coisas, mas que existem caminhos para melhorar, tanto para o último bimestre quanto para os próximos anos escolares. Assim vocês dois pensam em hábitos que devem ser mudados ou adquiridos para fazer essa mudança.

Montar um planejamento

Como já falamos, monte um planejamento de estudos de acordo com a necessidade do seu filho e respeitando os tempos de estudo e lazer. Além disso, lembre-se da sua rotina de trabalho e de suas atividades pessoais, assim é possível alinhar as tarefas de modo que você, pai ou mãe, possa acompanhar os filhos. Anote a grade horária das aulas, as datas das provas e os trabalhos importantes para entregar. Isso facilita na organização dos horários. Deixe esse planejamento bem visível e claro para que as crianças compreendam e sejam atraídas. Que tal fazer essa atividade no fim de semana, com tintas, lápis, cartolinas e figurinhas? Será um momento divertido com o seu filho ou filha!

Agora, sabendo essas dicas, vai ficar mais fácil preparar o seu filho para a reta final deste ano escolar, não é mesmo? Continue acompanhando o blog para conferir mais dicas:

Volta às aulas: apoio escolar aumenta rendimento do aluno

Como ajudar os filhos na escola, mesmo com pouco tempo

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!