Saiba como incentivar seu filho a ler e escrever

Estimular a leitura e a escrita não é responsabilidade apenas do professor, mas também dos familiares. Por isso, é fundamental criar situações em casa que ajudem seu filho a lidar melhor com as palavras.

Vale ressaltar, porém, que cada pessoa tem seu próprio ritmo de aprendizagem. Se a criança demora mais do que o coleguinha para desenvolver essas habilidades não quer dizer que ela não seja inteligente.

É preciso respeitar as peculiaridades individuais e evitar a pressão. Afinal, a alfabetização é um processo contínuo, que se estende por toda a vida.

A seguir, elencamos cinco dicas que podem despertar o interesse de seu filho pela leitura e pela escrita, desde que sejam propostas de maneira lúdica. Confira:

1) Conte histórias

Ao ouvir as narrativas, as crianças desenvolvem o pensamento lógico encadeado e começam a perceber a relação entre a linguagem oral e a escrita.

2) Valorize a língua

Canções, poemas e parlendas infantis podem ser uma boa opção para que as crianças aprendam a ler por associação, acompanhando as letras com o dedinho.

3) Tenha livros e revistas

É importante que as crianças tenham contato com textos e ilustrações desde pequenas. Deixe-as à vontade para folhear e inventar histórias.

4) Ofereça lápis e papel

A escrita é essencial para uma boa alfabetização. Convide as crianças a fazer listas de supermercados, anotar receitas, enviar bilhetes, etc.

5) Promova o diálogo

Quando as crianças tiverem alguma dúvida de grafia, ensine a forma correta ou, se não souber, pesquise a resposta. Em vez de apontar erros, incentive!