Rock em sala de aula. Será que dá certo?

O que Black Sabbath, Queen, Mutantes e Novos Baianos têm em comum? Além de serem grupos musicais, eles se tornaram material pedagógico para as aulas de um professor de Física. Utilizando o estranhamento e a curiosidade dos alunos, Emerson Gomes, conseguiu unir suas duas paixões: a música e o ensino.

Além da Física, Gomes também ensina astronomia com Space Oddity, do cantor David Bowie, e com Astronomy Domine, do Pink Floyd. Com essa ideia, o professor acabou elaborando o seu projeto de doutorado na USP (Univerisidade de São Paulo). Sua ideia é estudar diferentes produtos culturais como método de ensino. Para o mestrado, foi a literatura, mas para o doutorado decidiu pesquisar as relações entre o rock e a astronomia.

Gomes acredita que, com a sua ideia, consiga unir o interesse que os alunos acabam tendo pela sua matéria (por meio do interesse pela música), com o desenvolvimento de uma postura crítica por parte dos alunos, uma vez que o rock costuma ser utilizado como um meio de elaborar um discurso crítico sobre a sociedade.

Fonte: Uol Educação