Como fortalecer o diálogo entre você e seu filho

Um bom diálogo permite que você e seu filho se conheçam melhor e tenham uma relação de maior confiança um no outro. Mas às vezes as tarefas do dia a dia e a falta de tempo acabam atrapalhando, e os monólogos em casa se tornam inevitáveis. Pequenas atitudes podem ajudar muito com esse problema! Pensando nisso, a Ensina Mais Turma da Mônica preparou algumas dicas para que vocês tenham um diálogo melhor. Veja aqui:

Demonstre entusiasmo pelos interesses do seu filho

Mesmo que os hobbies e assuntos preferidos de seu filho sejam muito diferentes dos seus, demonstre interesse. Assim, a criança se sentirá mais confortável ao se abrir sobre seus assuntos pessoais e será encorajador para ela saber que tem o apoio dos pais em escolher seus interesses e expressar suas opiniões.  

Compartilhe suas histórias pessoais

Ao falar com seu filho sobre situações semelhantes pelas quais vocês passaram, você demonstra que entende o momento pelo qual a criança está passando. Conte como eram suas brincadeiras preferidas, dê algumas dicas sobre os estudos, comente como eram seus colegas de escola e sobre as atividades que faziam, fale sobre o aprendizado que teve na época. Além de sentir que você realmente a compreende, a criança entende que todos passam por situações difíceis e que há soluções para qualquer situação.

Reconheça seus erros

Muitas crianças se fecham ao diálogo por medo de julgamentos. Esse medo pode até fazer com que a criança prefira mentir do que se abrir e contar sobre seus sentimentos. Quando você reconhece seus erros, a criança entende que qualquer pessoa também pode cometê-los, e assim você a incentiva a reconhecer as próprias falhas. Isso pode evitar até discussões desnecessárias no futuro!

Quando há um problema recorrente, envolva a criança na solução

Envolver a criança na solução de problemas faz com que ela se sinta ouvida e entenda que suas opiniões são importantes. Isso faz com que ela se sinta mais aberta a falar o que pensa e mais segura em relação à atenção dos pais. Se vocês se atrasam para ir à escola com frequência por exemplo, pode perguntar “estamos nos atrasando todos os dias, o que você acha que podemos fazer para melhorar isso?”. A pergunta estimula a criança a procurar por soluções e entenda que as ações dela são relevantes na rotina da casa.

Dê tempo ao seu filho

Quando conversarem, não tente apressar a criança ou pedir respostas imediatas sobre problemas. Algumas crianças precisam de um tempo maior para refletir sobre os assuntos e até para formar opiniões. Nesse momento, deixem os smartphones de lado: durante a conversa é importante que você e seu filho realmente escutem um ao outro e deem o espaço que o outro precisa para pensar e se expressar.

Preste atenção no estilo de comunicação dos seus filhos

Cada pessoa tem seu próprio tempo e estilo. Algumas crianças não respondem perguntas com muita animação, outras simplesmente têm muita facilidade com isso. Para algumas, conversar durante brincadeiras é muito mais legal, já outras são extremamente tímidas e sentem muita dificuldade em falar sobre qualquer coisa. Preste atenção no comportamento de seu filho e nos momentos em que ele se sente mais confortável. Tome cuidado para não fazer a criança se sentir pressionada, pois isso pode complicar a comunicação entre vocês.

Essas dicas podem ajudar muito no seu relacionamento com as crianças, fortalecendo a relação entre vocês e incentivando o desenvolvimento de seu filho! Gostou? Então confira mais dicas no nosso post sobre como ajudar seu filho a ser mais confiante !

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!