O que fazer quando os filhos tiram nota baixa?

Um dos maiores receios de pais e alunos são as reuniões com os professores para a entrega do boletim. É por meio das notas que os pais conseguem saber sobre o desempenho de seus filhos e se eles estão com dificuldades em alguma disciplina. Caso seu filho esteja passando por isso, não se preocupe. Aqui estão algumas dicas para guiá-lo para resolver o problema de uma nota baixa e auxiliar seu filho. Entenda o que deve ser feito abaixo:

Acompanhe o dever de casa

Procure acompanhar as lições passadas ao seu filho semanalmente. Peça para dar uma olhada e fique atento a alguma matéria em que ele possa ter dificuldade. Pergunte se ele gostaria de ter sua ajuda ou se precisa de algum auxílio do professor. Analisando o dever de casa, você pode notar as dificuldades antes do período de provas, evitando que receba uma nota ruim novamente.

Fale com os professores

Ter uma conversa com os professores poderá ajudá-lo a identificar os pontos em que seu filho precisará melhorar até a próxima prova. Peça para ver as provas ou trabalhos escolares em que ele teve um resultado insatisfatório e solicite o conselho do professor sobre como você pode ajudar seu filho a melhorar suas notas.

Converse com ele

Separe um momento do dia para ter uma conversa franca e calma sobre o que está acontecendo. Essas notas ruins podem ser um reflexo de um problema pessoal pelo qual seu filho pode estar passando. Pergunte se ele se sente confortável em casa e na escola, e se precisa de apoio para resolver qualquer problema que possa ter. É importante que seu filho tenha confiança de que pode contar com a sua ajuda para o que precisar.

Estimule o estudo

Estudar pode ser visto como algo cansativo, e seu filho pode estar desanimado para continuar. Tente ajudá-lo a mudar essa percepção tornando o momento mais divertido. Estabeleça recompensas para que ele se anime em continuar melhorando. Ajude-o a montar um plano de estudos e não se esqueça de elogiá-lo pelo esforço.

Estabeleçam metas

Algo que motiva todos é ter metas e ver o quão próximo estão de alcançá-las. Criem juntos algumas metas que seu filho precisa alcançar durante o ano, envolvendo seus estudos e outros objetivos pessoais que ele gostaria de cumprir. Anotem tudo o que ele precisa fazer para que essas coisas se tornem realidade. Sempre verifique se ele está fazendo progresso, oferecendo ajuda caso note algum obstáculo ou estimulando-o quando notar evolução.

Se você quer mais dicas sobre como facilitar o momento de estudos de seu filho e tornar tudo mais divertido, confira nosso post sobre abordagens criativas para ajudar seu filho a estudar em casa.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!