6 carreiras do futuro relacionadas à robótica

As profissões mais promissoras futuramente têm relação com os rumos que o mercado de trabalho está seguindo. Uma das áreas que está ganhando espaço é a robótica, que mexe com as nossas ideias e a imaginação por meio da tecnologia desenvolvida, cada vez mais presente no dia a dia da sociedade. Esse setor influencia as áreas relacionadas aos processos de desenvolvimento de novas máquinas, como engenharia mecânica e mecatrônica. Afinal, quais as profissões relacionadas à robótica? Confira algumas delas! 

Roboticista

O roboticista atuará com conhecimentos de engenharia e ciências da computação para desenvolver robôs com estabilidade dinâmica, inteligência e capacidade de ter empatia com os que necessitarem deles. Além da formação em engenharia e informática, será preciso ter conhecimentos em áreas como a Internet das coisas, a inteligência artificial e a impressão 3D. Esse profissional deve estar familiarizado com o corpo e sua mecânica para que seus robôs tenham semelhança com os seres humanos. 

Designer de redes neurais robóticas e inteligência artificial

A indústria da robótica precisará de profissionais que conheçam o funcionamento do nosso cérebro e a tecnologia ideal parareplicá-lo artificialmente, de forma que as aplicações sejam concretas e úteis. Nessa profissão, é necessário ter uma base em alguns ramos das ciências humanas para criar um robô que pensa como uma pessoa.

Terapeuta de empatia artificial

Uma das áreas que terão a robótica envolvida é a de apoio a pessoas com necessidades especiais. Professores e terapeutas terão os equipamentos robóticos como uma ferramenta útil para que possam alcançar os objetivos dos tratamentos. Assim, será necessário que o profissional de robótica tenha conhecimentos em psicologia, sociologia e psiquiatria.

Impressor 3D

A impressão oferece capacidades empresariais que podem transformar modelos de negócios tradicionais e consolidados. Serão necessários profissionais de todos os setores de atividade, com conhecimento das ferramentas desse tipo de impressão, que imaginem e acrescentem mais funções às impressoras 3D. Por ser combinada com outras tecnologias, também será necessário saber sobre Internet das Coisas.

Protético robótico

Atualmente, as próteses robóticas já possibilitam devolver aos membros as suas funções naturais e controladas pela mente das pessoas que o perderam. O perfil do profissional será de um médico de saúde familiarizado com tecnologia, robótica e até mesmo telepatia e telecinese. 

Engenheiro de nanorrobôs médicos

No futuro, serão necessários médicos com conhecimentos de engenharia e computação, pois essa área trabalhará com aplicação de nanotecnologia, chamada de nanomedicina. Por exemplo, os nanorrobôs serão usados para transportar medicamentos por dentro do corpo ou prevenir ataques epiléticos. Por isso, devido ao uso de nanorrobôs, será exigido tanto conhecimento de um profissional só! 

Deu para ter uma ideia de como o futuro já está por perto, não é mesmo? Além de estimular a sua criatividade, as empresas estão requerendo cada vez mais conhecimentos sobre as novas tecnologias, por isso pesquise mais sobre o assunto e faça cursos na área. Confira outros posts sobre o mundo da robótica no nosso blog: 

O curso de robótica é difícil para os alunos?

O que é preciso saber para criar um robô?

Conheça a Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro em matemática, português, inglês, informática e robótica. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!