Como incentivar o meu filho a fazer as tarefas escolares todos os dias?

A hora do estudo é, para algumas famílias, acompanhada de muito estresse. É preciso paciência para convencer as crianças da importância de fazer as tarefas escolares e de criar o hábito do estudo. Nesse contexto, os pais têm a importante missão de tornar os momentos de dedicação ao estudo menos estressante. Afinal de contas, as tarefas escolares são importantes para os alunos aprofundarem o que foi aprendido em sala de aula.

Saiba como você pode ajudar o seu filho a encarar os estudos sem desânimo:

  • EXPLIQUE – diga ao seu filho que ele deve fazer as tarefas escolares todos os dias. Procure mostrar que ele pode encarar as lições como um desafio, e não como uma obrigação. Utilize palavras de conforto e aponte exemplos que possam incentivá-lo.

  • ESTABELEÇA HORÁRIO E LOCAL – O local de fazer as tarefas escolares deve ser livre de distrações, e é importante que as lições não sejam feitas de última hora. Se você tiver mais de um filho, é importante que os dois se dediquem ao estudo no mesmo horário para que um não distraia o outro.

  • NÃO DEIXE PARA O FIM DE SEMANA – os finais de semana devem estar reservados para a diversão e para o descanso. Por isso, é melhor que as crianças tenham feito as tarefas escolares até sexta-feira.

  • SEJA POSITIVO – mostre ao seu filho que a família acha as tarefas escolares importantes. Assim, ele se empenhará a fazê-las da melhor maneira possível.

  • UTILIZE ESTRATÉGIAS – caso o seu filho esteja desanimado ou sem concentração, leve-o para dar uma volta por dez minutos. Isso fará com que ele recupere as energias. Se ele apresentar alguma dificuldade enquanto se dedica aos estudos, mostre o quanto melhorou em relação à tarefa anterior. Aos poucos, ele superará as dificuldades.

Fonte: MyKids