Conheça mais os sintomas do TDAH e saiba por que ele parece atingir mais os meninos

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAHA) atinge 5% das crianças, e os sintomas são os de desatenção, inquietude, impulsividade e hiperatividade. Esses sintomas do TDAH costumam ser detectados no início da vida escolar, quando a criança tem por volta de 6 ou 7 anos.

De acordo com o psiquiatra Paulo Mattos, existe a hipótese de que os meninos apresentariam mais os sintomas da hiperatividade e as meninas, os da desatenção. Por esse motivo, pode parecer que o Transtorno atinge mais os meninos do que as meninas. “Como ‘incomodariam’ mais, tanto na escola, quanto em casa, os meninos seriam encaminhados a especialistas com mais frequência”, afirma. Essa diferença entre o sexo feminino e o masculino no que diz respeito à prevalência do TDAH e de seus sintomas desaparece na idade adulta.

As características de uma criança que têm TDAH costumam ser a de parecer não escutar o que as outras pessoas falam, de esquecer-se de onde deixou as coisas, de não ter concentração na sala de aula, de ficar agitada quando deveria permanecer sentada, dentre outras. O diagnóstico, no entanto, não é simples e deve ser realizado por um especialista. Crianças e adultos que têm o Transtorno podem ter uma vida normal quando tratados.

Para saber mais sobre o TDAH, confira a entrevista dada pelo psiquiatra Paulo Mattos à Crescer.