Especialistas da Ensina Mais dão dicas de como estimular a leitura entre as crianças

O contato da criança com o livro deve começar desde cedo, quando ela ainda não foi alfabetizada. Os pais que trabalham o dia inteiro e queixam-se de não ter tempo para contar histórias aos seus filhos devem saber que bastam apenas 15 minutos diários de leitura para que a contribuição ao aprendizado da criança seja enorme.

Ainda que não saiba o significado de algumas palavras e que não compreenda todo o sentido da história, sua imaginação e curiosidade começam a aumentar. Escutar histórias traz outros benefícios: estimula a atenção, a memória e desperta a sensibilidade. Pouco a pouco, a criança vai adquirindo o gosto pela leitura, o que será ótimo para o seu desempenho na escola.

Especialistas em Língua Portuguesa da Ensina Mais, rede de complemento escolar, dão dicas de como estimular o gosto pela leitura nas crianças:

  • Escolha o momento certo – em um momento propício, pergunte ao seu filho se ele gostaria de escutar uma história. Se ele não estiver disposto, não insista, pois o momento da leitura deve ser prazeroso.
  • Deixe a criança escolher a história – é importante que ela se sinta interessada e que a história seja de seu agrado. Se você achar que o livro escolhido pela criança não é adequado, sugira outros.
  • Esteja no local adequado – o local da leitura deve ser tranquilo e livre de distrações. Se o livro contiver ilustrações, sente-se junto para mostrá-las.
  • Leia e estimule – converse com o seu filho sobre a história, caso ele saiba ler alguma palavra, incentive-o que o faça. Você pode também acompanhar as linhas com o dedo, para que a criança preste atenção nas palavras.
  • Leia com expressão – faça pausas e pronuncie as palavras com clareza.
  • Identifique a duração certa – se você perceber que a criança está cansada e que o interesse pela história diminuiu, interrompa a leitura e dê continuidade em outro momento.
  • Converse após a leitura – pergunte à criança o que ela achou da história, dos personagens, e quais foram os pontos mais interessantes.

Fonte: Jornal do Brasil