Segundo estudo, atividade física melhora o desempenho escolar das crianças

De acordo com uma pesquisa britânica publicada na última terça-feira, praticar exercícios físicos regularmente melhorou as notas de adolescentes e ajudou meninas nos estudos de ciência.

Segundo descobertas divulgadas na edição online do jornal britânico Journal of Sports Medicine, quanto mais a criança for ativa fisicamente, melhor o desempenho dela na escola. E, de acordo com um comunicado na imprensa, os "resultados das meninas em ciências pareceram ser aqueles que mais se beneficiaram" das atividades físicas.

Para fazer o estudo, cientistas de vários países mediram o nível de atividade física de quase 5.000 meninos e meninas de 11 anos, que usaram um aparelho leitor de movimentos durante uma semana.

Foi avaliado o desempenho das crianças aos 11, 13 e 16 anos nas matérias de ciências, matemática e inglês. Segundo a pesquisa as crianças mais ativas fisicamente aos 11 anos tiveram um desempenho melhor nas três fases e em todos os temas.

De acordo com os resultados do estudo, cada 17 minutos de exercícios diários aos 11 anos produziram uma boa melhora nas notas dos meninos, e 12 minutos diários para as meninas com 16 anos.

"As descobertas mostraram aos autores resultados sobre o que poderia acontecer com o desempenho acadêmico se as crianças aumentassem a quantidade de atividade física que faziam para os recomendados 60 minutos", destacou o comunicado.

Os cientistas ajustaram os resultados para fatores que poderiam influenciar as descobertas, como peso da criança ao nascer, se suas mães fumaram durante a gravidez, peso e origem socioeconômica.

Segundo os cientistas, são necessários novos estudos para entender como os exercícios conduziram a um desempenho melhor.

"As descobertas tem implicações nas políticas de saúde pública e educacional ao fornecer aos pais e às escolas um parâmetro potencialmente importante de melhorias significativas e sustentadas na atividade física", escreveram.

Fonte: Info