Seu filho está com dificuldade de aprendizado com uma matéria da escola? Saiba como ajudá-lo

As crianças em fase escolar tendem a mostrar mais dificuldade ou resistência com uma matéria. Essa situação passa a ser um problema quando o seu rendimento escolar começa a ser prejudicado. Nesse momento, é necessário que os pais investiguem as causas da dificuldade de aprendizado.

As causas do baixo rendimento em uma matéria podem ser diversas. É possível que a criança sinta dificuldade com um conteúdo específico, tenha problema de relacionamento com o professor e, até mesmo, não seja disciplinada na hora do estudo. Seja qual for a raiz da dificuldade, o primeiro passo a ser dado pelos pais é conversar francamente com o filho a fim de entender melhor a sua dificuldade e oferecer-lhe ajuda para a superação do problema. De acordo com Valéria Galego, orientadora educacional do Colégio Hugo Sarmento, o professor tem um papel importante e, por vezes, é necessário que ele dê uma atenção individual ao aluno com dificuldade.

É normal que as crianças tenham mais aptidão e preferência por uma ou mais matérias. Mas, os adultos são responsáveis por facilitar o contato da criança com as demais áreas do conhecimento. Assim, o sua base de conhecimentos se torna mais forte e, consequentemente, o seu repertório se amplia. Visitas a museus, a teatros e ao cinema são ótimas maneiras de facilitar a percepção da realidade pelas crianças. Eugênia Castro, coordenadora pedagógica no colégio Madre Alix, acrescenta que os livros e as músicas são, também, atividades excelentes.

Fonte: Educar para Crescer