Seu filho quer ser jogador de futebol profissional? Saiba o que aconselhar ao pequeno atleta

No Brasil, o futebol é o esporte favorito de milhares de jovens que desejam ser jogadoras ou jogadores profissionais. Mas, essa carreira não é tão glamurosa quanto parece e, se seu filho ou filha pretende segui-la, é bom que saiba disso desde cedo.

Os grandes desafios a serem enfrentados pelo jogador de futebol profissional são as lesões, a instabilidade financeira e o tempo reduzido de carreira. Além disso, os jogadores que não estão entre os mais aclamados pela mídia ganham, em média, dois salários mínimos mensais. Com esses dados, é possível percebermos que a vida da maioria dos jogadores de futebol profissionais está longe de ser comparada às dos atuais ídolos, como Neymar, Kaká e Marta, por exemplo.

Mesmo tendo em mente todas as dificuldades que os atletas tendem a passar, é importante que os pais não deixem de motivar e de acompanhar cada passo dos filhos adeptos ao esporte. Afinal de contas, os desafios estão presentes em qualquer profissão.

Outro fato importante de ser ressaltado é o de que não é porque o seu filho treina futebol que ele seguirá essa carreira. Por isso, cobranças por resultados não devem ser feitas. Antes de qualquer coisa, o esporte deve ser realizado com prazer. Confira mais algumas dicas:

  • É importante que os filhos não deixem de estudar.
  • A vontade de jogar futebol deve vir da criança.
  • O treinamento deve ser prazeroso para ser produtivo.
  • A família deve estar sempre por perto, em cada competição.
  • As meninas também podem jogar futebol.
  • O futebol desenvolve habilidades e promove ensinamentos importantes

Fonte: Educar para Crescer