Como estimular a leitura em crianças que não gostam de ler

É muito importante as crianças criarem o hábito da leitura desde cedo. Com as novas mudanças digitais elas vão ficando cada vez mais distantes de costumes benéficos a educação e desenvolvimento. Se o seu filho não gosta de ler nem de escrever, você precisa mudar esses gostos, trazendo novas práticas ao dia a dia. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, em mais de 200 cidades brasileiras, somente na faixa etária entre cinco e dez anos, vivenciamos um crescimento de 67% para 71%. O mais chocante é que a maioria das crianças leem todos os dias. Não é difícil entrar para as estatísticas, mas para isso os pais ou responsáveis precisam contribuir, estimulando e mostrando como o abito da leitura pode influenciar no seu desenvolvimento. 

A leitura é uma ótima forma de garantir um aprendizado efetivo. Nos livros, a criança entra em contato com novas situações, lugares e desenvolve mais palavras do que aquelas que a família usa em seu dia a dia.

Confira as 5 dicas que vão fazer o seu filho de apaixonar pela leitura: 

 

Prepare um cantinho da leitura 

Transformar um cantinho da casa em um ambiente aconchegante e diferenciado, que fique disponível para a leitura é uma solução ideal. A leitura precisa estar associada a bons momentos, conforto, segurança e entretenimento. Assim, a criança vai se sentir mais estimulada a iniciar a leitura de um livro, deixe vários disponíveis para que ela escolha o que mais agrada. Ah, não esqueça de frequentar o cantinho, ele deve ser utilizado por todos da casa, dando exemplo e mostrando que este momento deve fazer parte do dia a dia de todos.  

 

Leia com eles 

Não existe nada melhor que estar presente e mostrar para o seu filho como a leitura é divertida. A sua companhia é essencial neste momento, tire um tempo do seu dia e se dedique a ler pra eles, essa atitude auxilia muito no desenvolvimento infantil, confira:

  • Favorece o desenvolvimento de habilidades de relacionamento;
  • Auxilia na compreensão de si mesmo;
  • Favorece vinculo e memórias. 

Desta forma podemos afirmar que ler para as crianças é mais que apenas contar uma história, é construir laços, relações, estimular um momento em família, desenvolver o habito da leitura e ativar diversas áreas do cérebro. 

 

Escolha bem o tema dos livros 

Tente ser diversificado, não é porque você gosta de livros de suspense que o seu filho também vai gostar, o ideal é que você apresente diversos temas e deixe-o livre para escolher qual ele mais gostar. Para incentivar o seu filho o momento da leitura deve ser livre e divertido. Uma dica para não errar na escolha é priorizar os livros coloridos, atrativos e com ilustrações belíssimas, assim a criança se interessará mais pelo momento da leitura.  

 

Não trate a leitura como punição

Qualquer punição é ruim, relacionar os livros como algo negativo afetará muito a relação da criança com a leitura. Pense bem, como ele vai sentir contente lendo algum livro se aquele momento é uma punição por algo que ele fez de errado? A educação deve estar presente em todos os momentos da criação, por isso, é necessário ser empático e demonstrar compreensão em qualquer fase que a criança estiver.  

 

Audiolivros são uma ótima solução 

Se mesmo com tantas atividades e momentos dedicados a leitura o seu filho ainda se mostrar muito resistente é preciso alterar a metodologia, insira os audiolivros no dia a dia da criança. Esta técnica normalmente são adaptações fonográficas de livros impressos, narrados por contadores de história e com produção sonora. Trazem uma experiência literária ainda mais imersiva. O áudio é o segmento que mais cresce na publicação digital e são imensas as vantagens do audiolivro. Confira: 

  • Inclusão;
  • Empatia;
  • Criatividade.  

Gostou desse conteúdo? No blog da Ensina Mais você tem acesso a muitas informações sobre cursos, mercado de trabalho e ofertas de empregos. Conheça todos os cursos que a Ensina Mais tem para te oferecer, acesse já!