Como preparar seu filho para as profissões do futuro

De acordo com uma pesquisa realizada pelo The Future of Jobs Report, 75 milhões de cargos atuais podem ser substituídos no futuro. A causa dessa mudança é o avanço da tecnologia, existe uma previsão de que até 2030 muitas profissões deixarão de ser manuais e passarão a ser automatizadas, mas ao mesmo tempo que 75 milhões de cargos desaparecerão, irão surgir 133 milhões de novos empregos. Podemos chamá-las de profissões do futuro, são carreiras em diversas áreas sobre as quais há uma grande expectativa de valorização do mercado nos próximos anos/décadas, gerando assim boas oportunidades aos profissionais que se especializarem. 

 

Profissões do futuro 

O mercado de trabalho não é o mesmo de 20 anos atrás, muita coisa mudou com o avanço da tecnologia e muita coisa ainda vai mudar. Além disso, muitas necessidades da sociedade atual têm demandado o surgimento de novos serviços e, consequentemente, novas profissões. 

As profissões do futuro estão ligadas à área da tecnologia, um bom profissional deve estar preparado para lidar com máquinas e desenvolver grandes habilidades técnicas. Isso exige um novo perfil profissional, com novos conhecimentos, que nos possibilitam uma adaptação no mercado de trabalho. 

 

Como preparar seu filho para as profissões do futuro? 

Pode parecer um desafio para os pais conseguirem preparar o seu filho para um mercado que está sempre em constante evolução, mas é mais simples do que parece. Muitas das características das profissões do futuro não são novidades, mas também não são ensinadas nas escolas convencionais. Por isso, os pais precisam incentivar o desenvolvimento dessas capacidades no dia a dia da criança. 

Habilidades tecnológicas, sociais, comportamentais e comunicacionais, são ótimas aliadas no desenvolvimento infantil, busque preparar seu filho desde cedo. 

Existem muitas escolas infantis que já estão habilitadas a enfrentar essas mudanças do mundo. Por isso, proporcionam um aprendizado diferente aos pequenos, com uma metodologia exclusiva de ensino individualizado, com atividades digitais interativas, games, apostilas e acompanhamento constante de educadores, promovendo uma melhoria contínua no desenvolvimento dessas competências socioemocionais indispensáveis para o sucesso da atual geração em idade escolar. 

 

O que são as profissões do futuro? 

Definir algo em um mercado que está em constante evolução não é fácil, mas listamos aqui algumas profissões que tem grande probabilidade de se tornarem muito valorizadas a curto, médio e longo prazo. 

 

Analista de Big Data

Uma das grandes tendências da tecnologia, o profissional é responsável por auxiliar as empresas na extração, análise, organização e interpretação dos dados coletados. 

 

Cientista de Dados  

O trabalho de um cientista de dados envolve a gestão de dados, o armazenamento e o processamento das informações de interesse da empresa. A partir daí, ele deve trabalhar para extrair valor desses dados. É essencial que o cientista esteja sempre estudando novas tecnologias. 

 

Diretor de User Experience 

UX é uma disciplina que estuda a experiência do usuário de um produto ou serviço, com o objetivo de estimular melhorias. O profissional de UX busca entender o que qualifica ou prejudica a relação do usuário em um site ou app. Sua função é deixar os canais digitais mais intuitivos e fáceis de usar. 

 

Desenvolvedor de automação e robótica 

O dia a dia de um desenvolvedor de automação e robótica envolve codificar e otimizar robôs industriais. Atualmente a robótica é amplamente utilizada na indústria e uma importante ferramenta que aumenta a produtividade global das empresas. Um mercado que movimentou cerca de 75 milhões de euros em 2020, segundo o banco de investimentos Merrill Lync. 

 

Está precisando de ajuda para encontrar a escola ideal que pode junto com os pais preparar o seu filho para as profissões do futuro? Clique aqui e conheça a Ensina Mais, são diversos cursos, inclusive de robótica, que desenvolve desde cedo a criatividade, o raciocínio lógico, analítico e crítico dos pequenos.