#Educação de Qualidade: 4 dicas de como votar consciente

No dia 5 de outubro, teremos a chance de elegermos candidatos comprometidos com a melhoria da educação no País. Ainda falta muito a ser feito para que todos os cidadãos tenham acesso ao ensino de qualidade, mas podemos dar o primeiro passo para que isso aconteça, fazendo a escolha mais adequada por meio do voto consciente.

A redução da violência, da pobreza, da fome e da discriminação depende da qualidade da formação das nossas crianças, adolescentes e jovens. Por isso, vale a pena prestarmos mais atenção em nossas escolhas e darmos o exemplo, aos nossos filhos, de como votar com consciência.

Como votar consciente? Anote estas dicas:

  • O primeiro passo para votar consciente é buscar informações sobre os candidatos. Para isso, vale a pena ler jornais, revistas e assistir aos horários políticos. Conversar com outras pessoas sobre as propostas apresentadas é também um modo de refletir sobre as diferentes posições.
  • Use a internet para pesquisar sobre os candidatos. Cada um deles tem uma página nas redes sociais. Você pode acessar, também, sites que proponham análises imparciais das propostas.
  • Fique de olho na origem do financiamento recebido pelas campanhas. A ONG Transparência Brasil mostrou que quanto mais dinheiro um candidato recebe por meio de doações, maiores são as chances de ele ser eleito.
  • Não se esqueça de acompanhar as realizações dos candidatos eleitos após as eleições. Você terá tempo de sobra para averiguar o cumprimento das promessas feitas em nome da Educação.

Dê o exemplo. Vote consciente!

Fonte: Educar para Crescer