ingles

Aprender um idioma abre portas para um futuro repleto de experiências positivas, principalmente no campo profissional. É cada vez mais comum ver famílias investindo no inglês como segunda língua para que as crianças tenham esse domínio desde cedo. 

O fato é que há muitos benefícios em aprender idiomas ainda na infância. Afinal, nessa fase não existe tanta pressão ou cobrança por desempenho, o que torna o processo mais divertido e instigante. E como o cérebro tem maior plasticidade nos primeiros anos de vida, consegue processar novas informações com mais facilidade. 

Continue a leitura e entenda os motivos para você apoiar o estudo do inglês do seu filho! 

A importância do inglês como segunda língua 

Aprender esse idioma traz vantagens em curto e longo prazo. Primeiramente, considere que as atividades usadas no ensino do inglês trarão uma rotina mais dinâmica para a criança. Aulas que ocorrem em grupo garantem, ainda, interações positivas com colegas, professores e até familiares. 

Em termos de desenvolvimento neurológico, na infância observa-se atividade neuronal mais intensa, por isso, vale a pena apresentar uma nova língua o quanto antes. Ao falar inglês desde pequeno, seu filho poderá aproveitar essa capacidade em um cotidiano de estudos ou trabalho. 

Atualmente, pessoas de vários países usam o inglês para se comunicar e construir uma rede de contatos. A aquisição do inglês como segunda língua permite trocar ideias, fazer amizades, fechar parcerias, construir novos caminhos de carreira e explorar uma série de curiosidades sobre diferentes assuntos. 

A boa notícia é que as maneiras de aprender um novo idioma são bastante variadas e contam com inúmeros recursos: músicas, animações, livros, jogos, videoaulas e brincadeiras. Em uma geração de nativos digitais, inclusive, o aprendizado pode e deve incluir conteúdos interativos por meio de plataformas exclusivas. 

 

Os benefícios de ensinar esse idioma para as crianças 

A capacidade de aprendizagem na infância pode ser aproveitada desde a Educação Infantil. O inglês se torna uma novidade para as crianças e acaba enriquecendo seus dias com muitos desafios. É claro que isso vai muito além da diversão, afinal, o domínio da língua favorece o acesso a boas oportunidades na área dos estudos e no mercado de trabalho. Confira, a seguir, os principais benefícios do ensino da língua inglesa para o público infantil. 

 

Desenvolvimento de habilidades 

Ter contato com novos sons, palavras e seus significados é uma excelente forma de exercitar a mente e desenvolver habilidades. Enquanto testam diversas maneiras de se expressar (na escrita e na fala), as crianças desenvolvem muitas outras capacidades cognitivas. Não é à toa que investir no inglês como segunda língua pode melhorar o raciocínio e a concentração, estimular a criatividade e fortalecer a memória. Com o tempo, esse exercício também acaba otimizando o aprendizado de outras disciplinas relevantes, desde a escola até a faculdade e demais etapas de formação. 

 

Aumento da bagagem cultural 

Incluir o inglês no aprendizado infantil também amplia o olhar sobre o desconhecido. As crianças já são naturalmente curiosas, o que facilita a busca por novidades. Com a apresentação de um idioma diferente, os pequenos passam a entender que existem povos, costumes e histórias distintas pelo mundo. 

O resultado? Aumento da bagagem cultural, o que favorece os estudos de outros conteúdos, como geografia e história. Uma língua diferente também pode aumentar o interesse das crianças por outros países, de modo que estejam sempre ávidas por investigar o que há por trás das fronteiras. 

 

Fluência na vida adulta 

A aquisição de vocabulário e das regras gramaticais ainda na infância pode contribuir para que o domínio de um novo idioma fique mais completo. Ou seja, a chance de a criança apresentar um desempenho semelhante ao de um falante nativo aumenta, o que significa que não terá dificuldade para ter o inglês como segunda língua. 

Com o tempo, fica cada vez mais fácil transitar por diferentes espaços, desde o ambiente acadêmico até o mercado de trabalho. Seu filho certamente terá um desenvolvimento pleno para escolher quais caminhos seguir depois de adulto, seja no país de origem, seja em destinos estrangeiros. 

 

Acesso a boas oportunidades 

Resultado dos benefícios anteriores, essa vantagem aponta para um futuro promissor em diferentes aspectos. Na parte da educação, por exemplo, a criança que aprende inglês consegue acessar uma maior quantidade de conteúdos e, lá na frente, ainda ter facilidade para ingressar em cursos de todos os tipos (técnicos, graduações, especializações). 

O campo profissional também exige, muitas vezes, o domínio de outros idiomas. Logo, uma pessoa fluente em inglês terá mais chances de conquistar boas vagas de emprego. Há que considerar, ainda, os ganhos nas relações pessoais, visto que a boa comunicação melhora as conexões e favorece as amizades. 

 

Formas de apoiar o desenvolvimento do inglês 

Crianças adoram brincar e explorar o ambiente ao seu redor. Então, pense em formas de tornar o aprendizado mais alegre e lúdico. Você pode investir em livros e animações, por exemplo, que tenham personagens cativantes e muitas interações com diálogos. 

Também é possível aprender inglês por meio de jogos, com desafios a serem cumpridos em fases (das mais fáceis às mais complexas). Outra opção é apresentar canções que a criança gosta e, junto dela, desvendar sua tradução. Explique o significado de cada palavra ou expressão para que seu filho vá assimilando naturalmente. 

 

Escolha um bom curso 

Ainda que a participação dos pais seja fundamental para apoiar e motivar as crianças, nada substitui o preparo de um bom curso. Assim, se você deseja o melhor para seu filho, invista em um programa completo e pensado especialmente para o público infantil. 

Aulas nesse modelo são cuidadosamente estruturadas para manter os alunos interessados do início ao fim. A intenção é fazer com que tenham uma experiência proveitosa e continuem animados para avançar no ritmo adequado. 

Agora que você entende a importância do inglês como segunda língua, não deixe de aplicar as dicas listadas em nosso artigo. O ideal é complementar o ensino especializado com atividades lúdicas em casa, a fim de prolongar o contato com o idioma. 

Gostou e quer incentivar o seu filho? Acesse agora o nosso curso de inglês para crianças!