Quais habilidades seu filho terá que aprender no futuro?

Os robôs estão vindo, está preparado? Brincadeiras à parte, já faz um tempo que estamos recebendo muitas notícias que o futuro será repleto de robôs, mas será que eles vão até fazer o nosso trabalho? É difícil responder esta pergunta com 100% de certeza, mas acredita-se que muitos dos cargos que existem atualmente serão extintos. Embora isso possa nos amedrontar, talvez não seja tão ruim assim, pois da mesma forma que serão extintos, surgirão muitos novos cargos, quase que proporcional aos que serão substituídos por robôs. 

 

Como se preparar para o futuro? 

Estar pronto é diferente de estar preparado, para estar preparado é necessário adquirir conhecimento e desenvolver habilidades que possam ser aplicadas em qualquer trabalho. Com a chegada de inovações como robótica e a inteligência artificial, estima-se que as máquinas assumam grande parte dos trabalhos feitos por nós. O desenvolvimento do mercado fez muitas coisas mudarem, até a forma que nós devemos nos preparar para encará-lo. 

 

Habilidades fundamentais 

O Fórum Mundial de Economia publicou um relatório em 2020 sobre os empregos do futuro. A pesquisa destacou que ainda existem muitas lacunas abertas nos profissionais atuais. As pessoas precisam estar abertas a mudanças e buscar evoluir de acordo com as demandas do mercado. Além disso, saber trabalhar competências comportamentais, ter o hábito da leitura e da pesquisa, são ações preponderantes para preparar as crianças para um século de mudanças rápidas e extremas. 

 

Conheças as 5 habilidades que transformarão crianças em jovens bem sucedidos.

- Criatividade 

Você se considera uma pessoa criativa? Esse é um ponto que os robôs não podem ter, o poder de criar, pensar e ter novas ideias é exclusivo do ser humano. Em tempos que a inovação vem sendo aceita, ser criativo é essencial, conseguir acompanhar as novas tecnologias e saber se destacar exige muito empenho. As pessoas criativas conseguem visualizar formas de pensar e agir que sejam mais ricas em detalhes, é por isso que cada vez mais essa habilidade tem se tornado um requisito no mercado. Para isso, busque sempre estimular esse lado nas crianças desde novas. 

  • Estimule brincadeiras; 
  • Saia da rotina; 
  • Faça com que eles durmam bem; 
  • Apresente novos hobbies.

As crianças estão sempre inventando novas brincadeiras, são criativas por natureza, por isso quanto mais os pais estimularem isso na infância, mais elas se darão bem no futuro. 

- Comunicação

Não é necessário esperar os pequenos entrarem na escola para aprenderem a se comunicar socialmente, muito antes disso os pais podem ajudá-los a desenvolver habilidades de comunicação como:

  • Converse com o seu filho desde pequeno;
  • Escute seu filho;
  • Faça perguntas; 
  • Leia em voz alta para ele todos os dias;
  • Proporcione a oportunidades do seu filho fazer e conhecer coisas novas.

A capacidade de se comunicar bem, de forma oral ou escrita, poderá gerar muitas oportunidades na vida futura das crianças. 

- Liderança 

Um líder é aquele que sabe inspirar, motivar, capacitar e engajar. O líder do futuro conseguirá emponderar pessoas e humanizar organizações. Treinar a liderança desde de cedo, ajuda a potencializar valores. Ensinar as crianças a habilidade da liderança é dar um passo importante na formação deles como cidadãos. 

- Inteligência emocional 

A infância é o melhor período para trabalhar a inteligência emocional. Melhorando essas aptidões desde cedo tornarão, ao decorrer do tempo, mais naturais. Um conceito que se refere ao poder de gerir as próprias emoções, em um mundo que tudo muda cada vez mais rápido, se manter emocionalmente estável é, sem dúvidas, o que mais as empresas buscam.

Permita que seu filho expresse todas as emoções e sentimentos que ele tiver, ajude-o a descrever isso em palavras, converse com ele e busque compreender a emoção por traz dela. 

- Trabalho em equipe 

É natural em toda criança o espírito de colaboração, sempre se mostram participativas e solidárias com tudo que acontece ao seu redor. Por isso, elas têm facilidade para o trabalho em equipe e cabe aos pais, cuidadores e educadores estimularem ainda mais essa competência. 

 

A robótica pode estimular muito o trabalho em equipe, isso porque ela vai muito além da programação de robôs. Desenvolve a criatividade, o raciocínio lógico, analítico e crítico. Dentre os vários benefícios do ensino de Robótica, podemos destacar: 

  • Maior sociabilização;
  • O estímulo do pensamento cognitivo;
  • Criação de hábitos (hábito de executar tarefas);
  • Maior capacidade de concentração nas atividades diárias;
  • Organização e senso de coletividade estimulado. 

Viu? Não é tão difícil inserir essas habilidades na vida das crianças, além das atividades desenvolvidas em casa, existem escolas que também podem ajudar neste processo. Clique aqui e veja como a Ensina Mais auxilia os pequenos a desenvolver habilidades para o futuro.